https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O vitiligo é uma doença crônica não contagiosa caracterizada por manchas claras que se desenvolvem na pele.

O vitiligo é uma doença crônica caracterizada por manchas brancas devido à ausência ou diminuição da melanina, o pigmento natural da pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mais de um milhão de brasileiros convivem com a doença.

A médica especialista em dermatologia Flávia Villela explica que o vitiligo é uma doença autoimune, não contagiosa, que não tem cura, mas possui tratamento. A condição é causada por fatores genéticos, emocionais e por outras doenças autoimunes.

O tratamento para o vitiligo pode ser realizado pela associação de tecnologias estéticas para manchas, como procedimentos a laser que estimulam a produção de melanócitos, reduzem a inflamação e aliviam a descamação.

“As sessões de fototerapia com radiação ultravioleta também apresentam excelentes resultados e medicamentos como tacrolimo, derivados de vitamina D e corticosteróides são exemplos de medicações que ajudam no tratamento da doença”, afirma a médica.

Metrópoles