https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Também haverá a assinatura do Termo de Compromisso do prefeito Cláudio Filho Cacau com a estratégia da BAE.

Profissionais da Prefeitura de Marechal Deodoro participam, nesta quarta-feira (5), no Fórum de Justiça, de uma oficina sobre a metodologia da Busca Ativa Escolar (BAE), estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio da BRK Ambiental, que auxilia no enfrentamento ao abandono e à evasão escolar.

Além da capacitação com os profissionais, também haverá a assinatura do Termo de Compromisso do prefeito Cláudio Filho Cacau com a estratégia da BAE. Este momento tem o objetivo de fortalecer a implementação da BAE no município e contará também com a presença de secretários de Educação, Saúde e Assistência Social de Marechal Deodoro.

A oficina será ministrada pela equipe da Asserte, organização implementadora da BAE na capital alagoana. Ao longo do dia, cerca de 25 técnicos das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, diretamente ligados às ações da estratégia, participarão da capacitação. “Neste encontro, temos o objetivo de integrar a equipe da Busca Ativa Escolar do município e aprofundar o conhecimento da realidade local, discutindo estratégias para construir uma rede intersetorial, que trabalhe de forma articulada com o sistema de garantias de direitos, evitando que crianças e adolescentes fiquem fora da escola”, destacou a especialista em Educação da Asserte, Ana Paula Costa.

Durante a oficina, os técnicos da Asserte irão abordar a importância do arranjo intersetorial e sua institucionalização, assim como conversar com os profissionais do município sobre a rede de proteção e dos serviços locais como estratégias de fortalecimento da BAE. “A intersetorialidade é um dos pontos mais importantes e mais difíceis no enfrentamento da exclusão escolar. É o ponto central que impulsiona a estratégia”, destacou Ana Paula.

A BAE é uma estratégia desenvolvida pelo UNICEF e Undime, composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Em Alagoas, a estratégia é implementada através do Selo UNICEF no Estado. Conta ainda com a parceria da BRK Ambiental para implementação nos municípios de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba. A estratégia tem a Asserte como parceira implementadora do projeto no Estado

PMMD