https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (5/7) e pede o recolhimento do lote de sala do Carrefour 

(Créditos de imagem: Reprodução)

O sal da marca Carrefour foi proibido de ser comercializado, distribuído, fabricado e utilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de acordo com decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira (5/7).

De acordo com o documento, que pede o recolhimento do lote 22992, a motivação foi o teor insatisfatório de iodo no sal do Carrefour, considerado abaixo do limite estabelecido.

O Metrópoles entrou em contato com o grupo Carrefour, que afirmou que durante os testes, feitos em maio, as amostras estavam dentro dos parâmetros esperados pela Anvisa. Apesar disso, o grupo solicitou a retirada do lote em questão, e contatou o fornecedor para elucidar os fatos.

“Informamos que realizamos análises recorrentes em todos os nossos produtos de marca própria. O produto citado foi testado em maio deste ano, e, na ocasião, as amostras analisadas estavam dentro dos parâmetros estabelecidos pela Anvisa.

Reforçamos ainda que solicitamos imediatamente a retirada do produto do lote 22992 em todas as lojas que o mesmo encontra-se disponível e que estamos em contato com o fornecedor para apurar o fato”.

Entre os problemas causados pela baixa quantidade de iodo no sal estão os distúrbios por deficiência do micronutriente, que pode levar ao quadro de surdo-mudez, anomalias congênitas e bócio (hipertrofia da glândula tireoide), além de possível retardo grave, em crianças. 

Fonte: Metrópoles