https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O programa busca encontrar crianças com atraso vacinal ou não vacinadas, e garantir a imunização delas .

(Créditos de imagem: Welington Alves)

A Prefeitura de Marechal por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta segunda-feira (05), o lançamento do Programa Busca Ativa Vacinal (BAV), com o tema – VÁ SIM, VACINE! O evento foi realizado no Fórum da Comarca do município e reuniu Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros (as) Técnicos (as) de Enfermagem, Técnicos da Secretaria de Saúde, Agentes da Busca Ativa da Assistência Social, Equipe Multissetorial do Selo Unicef, Coordenadores da Secretaria de Educação e Conselho Tutelar.

Nos últimos quatro anos a queda das coberturas vacinais de menores de cinco anos vem sendo observada, e houve um agravo com o surgimento da pandemia do coronavírus. A Busca Ativa Vacinal – BAV é uma Plataforma tecnológica que surgiu para apoiar na identificação, registro e monitoramento de crianças não imunizadas ou em risco de não receberem vacinas, com isso mobiliza a comunidade e unidades de saúde para aumentar a cobertura vacinal.

Os participantes do lançamento tiveram uma tarde de aprendizado e palestras para fortalecer ainda mais o conhecimento e trabalhar com objetivo de trazer resultados positivos para a saúde de Marechal Deodoro.

O secretário municipal de saúde, Sival Clemente, destacou a importância do programa e de unificar as demais secretarias e Orgãos do município.

“O município tem se esforçado para ampliar a vacinação nas Unidades de Saúde e tentar alcançar o máximo possível de crianças. Apesar desses esforços, ainda estamos com baixos índices. Precisamos ampliar a cobertura vacinal e devemos começar a fazer uma busca ativa dessa parte da população que está com o cartão de vacina desatualizado em parceria com a Estratégia de Saúde da Família”, disse.

O lançamento contou com a participação do Grupo Musical Por Em Canto que é formado por alunos do Instituto Federal de Alagoas (IFAL- MARECHAL) e por jovens da comunidade. Regido por Leonardo Arecippo, o grupo de vozes e instrumentos de sopro realizaram uma belíssima apresentação para os presentes.