https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Uma série de ações vem sendo executadas pela cidade, resultando em avanços significativos na preservação ambiental. 

(Créditos de imagem: Welington Alves)

A Prefeitura de Marechal Deodoro por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura, vem desenvolvendo diversas ações para garantir a educação ambiental para no município. Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a secretaria iniciou uma programação nas escolas da rede municipal de ensino.

Oficinas de educação ambiental, plantio de mudas, inauguração de hortas medicinais, visitas ao viveiro de mudas e Tour pelos projetos, foram as principais atividades desenvolvidas.

Tendo como objetivo elaborar e gerir um código ambiental municipal que contemple as necessidades de desenvolvimento do município seguindo e respeitando diretrizes que preservem nossos recursos naturais, além de realizar ações de fiscalização, conscientização e educação ambientais, a Unidade Gestora do Meio Ambiente vem executando uma série de ações pela cidade, resultando em avanços significativos na preservação ambiental.

AÇÕES EM 2023

Uma das principais ações desenvolvidas que vem gerando resultados positivos nos bairros da cidade é a instalação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVS).

Os PEVS, são equipamentos instalados pela Prefeitura em parceria com o Estado, que estão distribuídos pelo município, próximo e disponíveis à população para o recebimento de materiais recicláveis. Através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro (COOPMAR) recebeu a doação de um total de 28 Pevs, hoje apenas 14 estão instalados em consequência dos demais terem sido danificados.

O equipamento é uma alternativa de praticidade e fácil alcance ao comércio local e a população em geral, para incentivar boas práticas voltadas à destinação correta aos resíduos, evitando problemas causados pelo descarte irregular, como por exemplo enchentes. Contribuir com a coleta seletiva é manter a cidade limpa e o meio ambiente preservado, além de gerar renda para os 21 cooperados da Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro (COPMAR), que realizam esse trabalho em Marechal Deodoro.

Vale ressaltar que a Coopmar em abril, atingiu a maior produção desde o início da cooperativa, de 49 toneladas.

COLETA SELETIVA

O trabalho da coleta seletiva realizada no município de Marechal, têm o intuito de garantir a destinação correta dos resíduos sólidos por meio da coleta e a inclusão produtiva dos catadores de materiais recicláveis da COOPMAR. A orientação é que as instituições separam os resíduos adequadamente para que COOPMAR faça a coleta rotineiramente. Nesse ano o trabalho foi realizado no maior tornei de Beach Tennis sustentável do mundo.

Todo material reciclável gerado no evento Pure Beach – Macena open 2023, foi destinado à Cooperativa de Trabalho de Catadores de Marechal Deodoro – Coopmar, que esteve presente de 12 a 16 de abril, coletando e recebendo os materiais recicláveis, além de aproveitar a ocasião para divulgar o trabalho realizado pela cooperativa no município, e a importância da coleta seletiva. Cerca de meia tonelada de resíduos foram coletados nos 5 dias de evento.

Secretaria também realizou atividades nos plântios, recuperação de áreas degradadas, limpeza de praia, educação ambiental com ambulantes, coleta seletiva, distribuição de brindes, doação de mudas além de auxílio no evento através da distribuição de lixeiras recicláveis tornando assim o evento mais sustentável.

VIVEIRO DE MUDAS

O Viveiro Municipal de Mudas que fica localizado na Praia do Francês, recebeu as turmas da Escola Municipal Araújo Lobo e Manoel Messias. O intuito da ação foi apresentar o viveiro para os estudantes e mostrar a importância das arvores para o meio ambiente e a vida. Os alunos aprenderam um pouco sobre as espécies de mudas que estão disponíveis no viveiro e técnicas de plantio. Ao final do evento cada estudante levou uma muda para casa, onde receberam toda a orientação de plantio para não danificar a fiação ou estrutura da casa.

O local está aberto para visitação e doação de mudas todos os dias, e conta com árvores de grande, médio e pequeno porte. A escola ou grupos que tiverem interesse em receber orientações ou palestras entrar em contato com o setor de educação.

Plantio e recuperação de Mangue com o Instituto Eco – Manguaba

Em parceria com o Instituto Eco Manguaba, onde realiza diversas atividades de educação ambiental e recuperação de áreas degradadas no município, os estudantes realizaram em frente a Escola Adelina de Carvalho o plantio de mangue, visto que o local já possuía alguns e era propicio a propagação da espécie. Cada estudante recebeu uma muda e plantou em torno da lagoa.

Para encerrar o evento, prestamos homenagem às vítimas do acidente náutico ocorrido na Lagoa Manguaba, os pescadores José Cícero dos Santos e Benício dos Santos, moradores da comunidade e prestadores de serviços na Escola. Reservamos um espaço para realizar um plantio simbólico com entrega e aposição da placa ao Sr. Joel, sobrevivente do acidente e amigos das vítimas. Sr. Joel agradeceu e fez um discurso bastante emocionado, onde seus amigos serão eternizados na comunidade.

Exposição de animais marinhos – Instituto Biota de Conservação

Em parceria com o Batalhão de Policia Ambiental, foi realizada uma exposição de animais marinhos com o Instituto Biota de Conservação. Eles mostraram aos alunos ossadas, arcádias dentárias, ovos, cascos e alertaram sobre a importância de se manter nosso meio ambiente limpo e conservado para preservação dessas espécies. Os alunos conheceram um pouco da fauna encontrada em nosso estado e se encantaram com os animais.

PROJETO NA BASE DO SOSSEGO

A ação busca conscientizar toda a comunidade sobre as questões ligadas a perturbação do sossego. Participaram da ação o núcleo de Educação Ambiental e a Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Secretaria de Prevenção à Violência (SEPREV), a 5°Cia da Polícia Militar, a Base Comunitária e o Conselho de Segurança Comunitário da comunidade Pedras e a Guarda Municipal.

O projeto Na base do Sossego ocorre em duas fases: na primeira, preventiva e educativa, onde os agentes da base comunitária visitam os endereços com o maior número de registros no Comando de Operações Policiais Militares (COPOM) e orientam os indivíduos sobre os possíveis crimes que eles podem estar cometendo dentro das leis de contravenções penais e de crimes ambientais. 

Fonte: PMMD