https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná (MP-PR), faz uma operação na manhã desta quinta-feira (1º) na casa do prefeito Hissam Hussein Dehaini, de Araucária, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A sede da administração municipal também é alvo da operação, conforme apurou o g1.

Até esta publicação ir ao ar, o Gaeco e a prefeitura não tinham informado o teor da investigação.

Em abril deste ano, o prefeito, de 65 anos, foi alvo de uma polêmica após se casar com uma adolescente de 16 anos – idade mínima para união de menores de 18 anos no país.

Depois do casamento, vieram à tona nomeações de parentes de Hissam na prefeitura, incluindo a mãe da adolescente, Marilene Rôde, como secretária municipal de Cultura e Turismo. Com a repercussão do caso, ele exonerou a sogra.

Em 25 de abril, o Ministério Público do Paraná afirmou que apurava a situação para verificar a possível prática de nepotismo, considerado ato de improbidade administrativa pela legislação federal. Não há confirmação de que a operação desta quinta (1) envolva a nomeação.

Na época, o g1 e a RPC apuraram que o prefeito tinha pelo menos seis parentes nomeadas na administração municipal, incluindo filhas e nora.

Fonte: g1