https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra

As obras de contenção do mar na orla de Maceió chegam a mais uma etapa. Nesta quarta-feira (14), o prefeito JHC dará a ordem de serviço para as obras de contenção marítima da praia do Sobral, nas proximidades do emissário submarino. Ao todo, serão investidos R$ 30 milhões nos diferentes pontos onde será executada a contenção. Após a assinatura da ordem de serviço, as obras começam de imediato.

O trecho que compreende a praia do Sobral terá 140 metros de contenção com blocos maciços na fundação e anéis hexagonais na formação do muro de contenção.

A Praia do Sobral é o quarto trecho a receber as obras de contenção. Os serviços estão ocorrendo também em dois pontos da Jatiúca, sendo um próximo à entrada da Avenida Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa), e o segundo próximo ao Hotel Jatiúca. Outro trecho que está em execução fica no final da orla da Jacarecica.

A Prefeitura de Maceió é a primeira do Brasil a utilizar equipamentos de blocos de concretos pré-moldados e anéis hexagonais para conter o avanço da maré, servindo de modelo para outras cidades brasileiras.

Esses blocos, de tecnologia holandesa e que têm vida útil de 200 anos, servem como dissipadores de energia da maré. A obra protege a ciclovia, o passeio e as vias de tráfego. Eles são instalados em forma de uma escada de contenção, que visa impedir o avanço do mar.

Fonte: PMM