https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
Celulares, dinheiro vivo e arma apreendidos em operação contra ‘laranjas’ de golpistas financeiros

Investigação apura se contas eletrônicas de laranjas foram usadas por criminosos para camuflar dinheiro obtido com golpes e fraudes. Quem ‘empresta’ conta bancária também comete crime.

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em 17 estados e no Distrito Federal, nesta terça-feira (30), em uma operação autorizada pela Justiça contra fraudes bancárias em contas eletrônicas.

Segundo a PF, são investigadas pessoas que teriam cedido suas contas pessoais para receber dinheiro fruto de golpes e fraudes contra clientes bancários. Diversos cartões de crédito foram apreendidos com os suspeitos.

A operação é fruto de uma cooperação entre a Polícia Federal e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em vigor desde 2017.

Embora não houvesse mandados de prisão na operação, três pessoas foram presas em flagrante no Pará por crimes identificados no momento da abordagem – incluindo um por uso de documento falso e outro por porte ilegal de arma de fogo.

Segundo a PF, essa ação articulada detectou um “aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos”.

Essas pessoas estariam “emprestando” suas contas bancárias para receber o dinheiro dos golpes – e, em troca, ficando com parte dos recursos. Na prática, se tornam “laranjas” dos esquemas.

Ainda de acordo com a PF, essa conduta de “emprestar contas bancárias” para laranjas é crime e pode gerar penas de até 8 anos de prisão, além de multas. A pena pode ser agravada, ainda, se usar servidores de tecnologia fora do Brasil ou se os golpes forem praticados contra idosos ou vulneráveis.

TV Globo e GloboNews — Brasília