https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Ministério da Saúde lançou, nesta semana, mobilização para alertar sobre sintomas e formas de prevenção.

Até o mês de abril, Alagoas registrou 954 casos prováveis de dengue, conforme dados do Ministério da Saúde. No mesmo período, em 2022, eram mais de 3,1 mil casos, o que sinaliza baixa. Os casos prováveis de chikungunya somam 486 neste ano ante 532 dos quatro meses iniciais de 2022. No caso da Zika, são 16 agora, contra 73 no mesmo período levantado.

Para reduzir ainda mais os casos e mortes em decorrência dessas arboviroses, o Ministério da Saúde lançou, nesta semana, a campanha nacional para o combate das arboviroses. Com a mensagem “Brasil unido contra a dengue, Zika e chukungunya”, a mobilização alerta sobre os sinais e os sintomas das doenças, além de formas de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti.

A campanha está sendo veiculada na TV aberta e segmentada, rádio, internet, carros de som e em locais de grande circulação de pessoas em todas as regiões do país. O alerta por meio da campanha é complementar às medidas de reforço que vêm sendo adotadas pelo Ministério da Saúde para prevenção e controle das doenças, bem como para a garantia da assistência à população.

Foi instalado, em março deste ano, o Centro de Operações de Emergência (COE Arboviroses) para maior monitoramento do cenário epidemiológico e das diferentes realidades em cada estado.

Os sintomas de dengue, chikungunya ou Zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação do Ministério da Saúde é para que a população procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas. 954 casos prováveis de dengue. No mesmo período, em 2022, eram mais de 3,1 mil casos, o que sinaliza baixa. Os casos prováveis de chikungunya somam 486 neste ano ante 532 dos quatro meses iniciais de 2022. No caso da Zika, são 16 agora, contra 73 no mesmo período levantado.

gazetaweb