https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Através do Programa “Planeja Mulher” o município irá realizar a ação de forma gratuita para as mulheres deodorenses .

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Marechal Deodoro, iniciou nesta quinta-feira (23), a colocação do dispositivo intrauterino (DIU) em mulheres atendidas pela rede municipal de saúde. O programa tem o objetivo de oferecer mais uma alternativa de contracepção de longa duração.

O lançamento do programa Planeja Mulher, aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL – Marechal), e reuniu os profissionais da saúde para iniciar de forma inédita e gratuita no município essa ação. Médicos, enfermeiros e agentes de saúde participaram de uma tarde de treinamento, para que nos próximos dias as Unidades recebam as mulheres deodorenses.

Nossa cidade é pioneira e referência na inserção do DIU pós parto, inserido por enfermeiro obstétrico. A mulher poderá optar pela colocação do dispositivo logo após a criança nascer. Hoje já foi colocado o primeiro dispositivo intrauterino em uma mãe na casa de parto normal, Imaculada Conceição, no município.

O DIU é considerado um método contraceptivo de alta eficácia e de longa duração, e quando inserido dentro do útero, exerce ações locais que evitam a gestação e se apresenta como um método seguro. Ele pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem a necessidade da intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura.

Para realizar a colocação do DIU, a paciente necessita informar seu desejo e se consultar com um ginecologista em uma das Unidades Básicas de Saúde do município, onde é avaliado se a paciente está apta a receber o dispositivo, além de realizar o teste de gravidez. Estando apta, será encaminhada para o Centro de Especialidades Estácio de Lima, onde será acompanhada pela ginecologista.

Caso a mulher esteja gestante, ela será atendida pela enfermeira especializada e habilitada, para que seja marcado o agendamento com a enfermeira da Maternidade Imaculada Conceição. Após o nascimento do bebê, a mãe passará por uma reavaliação para que seja colocado o DIU.

Alguns pré-requisitos serão avaliados pela equipe médica da unidade de saúde, pois o uso do dispositivo é contraindicado para mulheres com Doença Inflamatória Pélvica, Infecções sexualmente transmissíveis, miomas que distorçam a cavidade uterina, sangramento vaginal sem diagnóstico, malformações uterinas e estreitamento do canal do colo uterino, câncer do colo de útero e do endométrio. É necessário que sejam tratadas antes. 

PMMD