https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O nariz artificial é feito com hidrogel de nanocelulose, ácido hialurônico, e células de cartilagem do próprio paciente.

Um nariz “vegano” impresso em 3D está sendo desenvolvido por cientistas britânicos para pessoas que perderam o membro, seja por acidente ou câncer. O nariz artificial é feito de polpa de madeira macia e ácido hialurônico.

Atualmente, em casos de reconstituição desse membro, os cirurgiões precisam extrair cartilagem das costelas das vítimas, o que envolve várias operações que podem causar prejuízos a longo prazo para o paciente.

De acordo com o cirurgião criador do nariz artificial, Thomas Jovic, da Swansea University Medical School, os componentes usados na mistura são veganos.

“O hidrogel de nanocelulose é basicamente polpa de madeira macia. E o ácido hialurônico, encontrado em muitos cremes para a pele e preenchimentos faciais, é produzido a partir de bactérias. Ambos são veganos”, afirma.

Após os produtos serem mesclados, um catalisador biológico é acrescentado para que a mistura chegue à consistência correta. Em seguida, células de cartilagem do próprio paciente são retiradas, multiplicadas em laboratório e acrescentadas à solução. A técnica também pode ser usada para reconstruir orelhas danificadas.

O trabalho já foi apresentado à Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos, Reconstrutivos e Estéticos, e os cientistas ganharam apoio do órgão. Para o professor Iain Whittaker, presidente de cirurgia plástica da Swansea University, a parte mais interessante da pesquisa é que está sendo usada uma tecnologia de impressão 3D combinada com a engenharia de tecidos para criar um tecido biológico.

“Este processo aumenta a personalização e cria uma solução permanente através de um processo muito menos complexo do que os procedimentos tradicionais, reduzindo horas operatórias e eliminando a necessidade de esculpir manualmente a estrutura do nariz“, afirma.

Os cientistas explicam que o próximo passo é verificar se o material não provoca reações imunológicas e, depois, iniciar os testes em animais.

Metrópoles