https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Prefeitura de Maceió tem levado atenção básica para comunidades em vulnerabilidade social.

O maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, o Brota na Grota, tem prestado diversos serviços à população que mais precisa. Com atividades voltadas à saúde básica, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o Saúde nas Grotas, vem realizando semanalmente, de segunda à quinta-feira, buscas ativas em várias grotas da Capital.

Com intuito de levar atendimentos clínicos e dignidade para moradores de comunidades impossibilitados de comparecer a unidades de saúde, são ofertados, em visitas domiciliares, aferição de pressão, triagem de saúde bucal, medição de glicemia, atualização vacinal, serviços de enfermagem, nutricionais e fisioterapia, além de orientações e assistência social necessária para casos de encaminhamentos.

São oferecidas também consultas veterinárias para os animais de estimação nos locais, além de aplicar vacina antirrábica e vermifugação. Segundo o coordenador do programa Brota na Grota, Edivaldo Almeida, é de suma importância a realização de ações voltadas à saúde básica.

“A população tem direito à saúde e, levar essas ações para mais perto das comunidades, tem garantido dignidade a essas pessoas, que muitas vezes não tem condições de comparecer a um posto de saúde. Dessa forma, aproximamos, orientamos e motivamos os cuidados com a saúde pública”, destaca. 

Desde a implantação do programa, em janeiro, o Saúde nas Grotas já realizou 10.805 atendimentos nas comunidades da Capital. Nesta última semana de ação ativa, que aconteceu na Grota do Arranha Céu, localizada na Chã do Bebedouro, foram registradas 2.659 atividades em saúde.

De forma itinerante, o Saúde nas Grotas passa, a cada semana, por uma comunidade diferente, onde permanece por quatro dias. A equipe multiprofissional da saúde faz uma avaliação socioeconômica para prestar serviços adequados aos moradores. Na próxima  segunda-feira (20), o programa irá realizar novas visitas domiciliares e prestar assistência em saúde básica para a população na Grota do Samambaia, localizada no bairro da Serraria.

Ascom SMS