https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Visita foi realizada pela equipe da Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos do município mineiro, nessa sexta-feira (03)

Projeto conta com 202 alunos, entre crianças e adolescentes. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

O esporte é uma poderosa ferramenta de mudança e transformação social, e esse tem sido o propósito do Judô na Guarda, projeto desenvolvido na Guarda Municipal de Maceió (GMM) há 13 anos. O sucesso da ação chamou a atenção da Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos do município de Brumadinho (MG), e representantes do órgão acompanharam a aula dessa sexta-feira (03), na sede da GMM, localizada no Vergel do Lago. 

Os representantes do município mineiro acompanharam de perto os treinamentos e conheceram um pouco sobre a história do projeto. O secretário de Esportes, Lazer e Eventos Brumadinho, Vanilson dos Santos, contou que a localidade ainda sofre as consequências da catástrofe ocorrida em 2019, e o esporte tem ajudado bastante a reerguer a cidade. 

“Temos percorrido todo o país em busca de ideias inovadoras assim como o Judô na Guarda, aqui de Maceió. Descobrimos o projeto por meio das redes sociais e queremos projetos assim, voltados para a inclusão social, especialmente em bairros vulneráveis. Temos projetos de judô lá em Minas Gerais e vamos aprimorar essas ações para que possamos formar cidadãos de verdade”, afirmou o secretário de Brumadinho.

O Judô na Guarda teve início em 2010 como um projeto social para acolher crianças em situação de vulnerabilidade do bairro e da região da orla lagunar. Hoje são 202 famílias atendidas, entre crianças e adolescentes, a partir dos 4 anos, levando os ensinamentos do esporte que surgiu no Japão. 

Para Irã Candido, guarda municipal de Maceió e idealizador do projeto, o Judô na Guarda já ajudou muitas crianças e jovens em mais de uma década de existência. “Formamos vários atletas e professores pelo projeto, o que mostra o sucesso e a importância desta iniciativa e do esporte na vida das pessoas. O Judô na Guarda vai muito além de ser somente uma atividade física. Estamos aqui para fomentar a cidadania, e essa missão tem sido cumprida com muita dedicação e paixão”, afirmou. 

Com o filho fazendo parte do projeto desde o ano passadoWouflan Rocha, 46 anos, falou um pouco do que a ideia representa para a comunidade do Vergel do Lago.

“O tio do Matheus apresentou o projeto para nós e está sendo muito bom para o meu filho. O Judô na Guarda está tirando as crianças da rua, afastando das drogas e da violência. O sentimento de toda a comunidade é de que o projeto cresça e evolua cada vez mais. Se não fosse pelo Judô na Guarda o Matheus não estaria praticando esse esporte, que ele está gostando muito, e tem uma chance de ser um grande judoca”, afirmou.

Há cerca de oito meses no projeto, o pequeno judoca Matheus Rocha, de oito anos, já está na faixa cinza e ganhou uma medalha de ouro em uma competição.  “Eu acho esse projeto muito bom, já fiz vários amigos aqui e a melhor parte do treinamento para mim é o rolamento para frente, e espero chegar até a faixa preta”, disse o garoto.

Carlos Guido, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, afirmou que o esporte é um dos principais instrumentos para mudar a realidade de crianças e jovens de comunidades carentes. “O Judô com a Guarda veio para tirar os pequenos da rua, onde muitos estão expostos às drogas e criminalidade. O projeto desenvolve muito bem o seu papel social levando valores positivos, como a disciplina, o respeito e a responsabilidade”, disse o titular da Semscs. 

As aulas acontecem sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 19 horas, no prédio sede da Guarda Municipal de Maceió, localizado na Avenida Theobaldo Barbosa, Conjunto Joaquim Leão, no bairro do Vergel do Lago.

Ascom Semscs