https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Programa leva assistência em saúde para bairros e comunidades em situações de vulnerabilidade social.

Atendimento ao público feminino ficará disponível até o próximo domingo (15). Foto: Ascom SMS

O Saúde da Gente, maior programa de saúde itinerante do Brasil, é um sucesso por onde passa. Com cinco frentes de atuação (Saúde da Mulher, Saúde Infantil, Saúde Animal, Saúde Mental e Saúde nas Grotas), a iniciativa da Prefeitura de Maceió leva assistência em saúde para bairros e comunidades em situações de vulnerabilidade social.

A partir desta segunda-feira (9), até o próximo domingo (15), a frente de Saúde da Mulher funciona no Parque Linear Orla Lagunar (R. Dr. Luís de Barros, 250 – Vergel do Lago), oferecendo ao público feminino do bairro consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros.

“Estamos iniciando mais uma semana de atendimentos do Saúde da Gente, voltados à saúde da mulher. Nesta semana, aqui no Parque Linear Orla Lagunar, estamos recebendo o público feminino do bairro do Vergel. São mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social e que necessitam cuidar da saúde. O Saúde da Gente é um programa que tem marcado positivamente nossa capital, garantindo assistência a quem mais precisa”, destaca a supervisora da tenda Saúde da Mulher, Jucélia Santana.

Moradora do bairro do Vergel há quase 30 anos, Carmen Félix foi uma das mulheres beneficiadas com o atendimento de saúde na região. “Já tem dois anos que não vou ao médico, mas hoje tive essa oportunidade. Passei pela triagem para fazer a consulta ginecológica e realizar a citologia. É um serviço maravilhoso porque o atendimento é rápido e excelente”, comenta.

Maria da Conceição também aprovou a iniciativa da Prefeitura de Maceió. Ela, que ficou sabendo da ação através de uma amiga e não perdeu tempo ao garantir o atendimento com o clínico geral e o ginecologista. “É muito bom ter o atendimento pertinho de casa. Não tem fila, não precisamos ficar debaixo do sol para conseguir uma consulta. Esse Saúde da Gente foi uma benção para todos nós”, afirma.

A usuária Fabiana de Santana também esteve no stand do Saúde da Mulher para realizar consulta clínica e ginecológica. Ela ressalta a importância de cuidar da saúde e ficou feliz em fazer isso perto de sua residência.

“Há muito tempo que estou querendo realizar essa consulta, mas não tive muito tempo por causa do trabalho. Mas, agora, tive que me cuidar porque a saúde deve vir em primeiro lugar. Ter esse serviço aqui pertinho de casa foi muito bom, está tudo bem organizado e só temos o que agradecer a Prefeitura por essa assistência em nossa comunidade”, revela.

Cronograma de atendimentos

Ginecologista – Segunda a Domingo (8h às 20h)

Clínico Geral – Segunda a Sábado (8h às 20h)

Citologia – Segunda a Domingo (8h às 20h)

Psicólogo – Segunda a Sexta (14h às 20h)

Nutricionista – Terça e Quinta (8h às 12h)

Vacinação – Segunda a Domingo (8h às 20h)

Exames Laboratoriais – Sexta-feira (8h às 11h)

Ultrassonografia – Quarta e Sábado (9h – mediante agendamento)

Cadastro Único – Segunda a Sexta (8h às 12h)

Como acessar os serviços?

Para ter acesso aos serviços de saúde, basta o cidadão apresentar um documento com o número do CPF e cartão do SUS.

Ascom SMS