https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

 Os dois palcos contam com atendimento humanizado e apoio da Guarda Municipal

Prefeitura de Maceió combate assédio e instala pontos de apoio para as mulheres no Verão Massayó
Campanha contra o assédio a mulheres no Verão Massayó. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Levando cada vez mais segurança e proteção às mulheres contra qualquer tipo de violência, o Gabinete Integrado de Políticas Públicas para Mulheres conta com pontos de apoio da campanha Maceió Sem Assédio durante o Verão Massayó, organizado pela Prefeitura de Maceió, no bairro do Jaraguá, nos dois palcos do evento.

Além da campanha de conscientização com as pessoas que estão curtindo as atrações locais e nacionais, ao lado do posto médico, há espaço para acolhimento das mulheres, vítimas de qualquer tipo de violência, importunação sexual, orientações e encaminhamentos. A intenção é que elas tenham um atendimento humanizado, sem revitimização e auxiliando no que for necessário, junto à Guarda Municipal. 

De acordo com a coordenadora do Gabinete Integrado de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes,  a Prefeitura de Maceió segue dando exemplo de segurança e conhecimento nos seus eventos, e o mais importante, é que as mulheres se sintam seguras em todos os ambientes. 

“Lutamos para que todas nós nos sintamos seguras e respeitadas em todos os ambientes que frequentamos. E sim, é preciso falar e lutar contra o assédio, já que a cada um segundo uma mulher é assediada no Brasil, a cada 11 minutos uma mulher é violentada sexualmente, e Alagoas aparece como um dos estados que mais assedia e violentam as mulheres. Então, é preciso falar e lutar contra isso até quando for necessário, até que essa cultura sexista seja destruída”, destaca Ana Paula.

A moradora da Jatiúca, Carmem Vanderley, curtia as atrações do palco Sururu. Ela destaca a importância da campanha para coibir a violência e o assédio contra o público feminino.

“A mulher tem que estar em todo lugar e tem que ser respeitada. A gente tem que ser respeitada. Frequento barzinhos e o homem tem que respeitar a mulher. Sinto-me muito mais segura, porque quando cheguei, já adorei ver a campanha e se precisar, eu vou procurar socorro, peço ajuda. A campanha é fundamental, é muito importante”, reconhece Carmem.

Nadine Cavalcante da Silva, 19 anos, estava no palco Minha Sereia quando recebeu o panfleto da campanha. Ela disse que se sente mais segura, sabendo que este tipo de violência está sendo coibido pela Prefeitura de Maceió.

“Muitas mulheres, hoje em dia, sofrem bastante assédio, pela questão da roupa, como se comportam, e ainda mais, num evento como esse que é grande, que tem bastante pessoas e pode acontecer qualquer tipo de assédio, e a própria mulher não saber como reagir. Eu acho muito importante, até porque eu me sinto mais segura, porque tem pessoas que estão ajudando outras mulheres sobre essa questão”, ressalta.

A campanha ‘Maceió Sem Assédio’ foi lançada em abril do ano passado, e tem como objetivo levar proteção às mulheres contra qualquer tipo de violência. Acompanhada por um conjunto de medidas para a segurança do público feminino em bares, casas de shows, de eventos, casas noturnas, restaurantes e estabelecimentos similares na capital, além de eventos públicos e particulares que são organizados em Maceió.

Fonte: PMM