https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O programa visa acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão

A Prefeitura de Marechal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta terça-feira (17), o Programa Busca Ativa Escolar que identifica, acompanha e faz o controle de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar. O trabalho intersetorial será realizado em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar, Base Comunitária da Polícia Militar e Promotoria do Município.

O lançamento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), aqui do município, e reuniu representantes da área da educação, saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar, além dos vereadores, da promotora de Justiça de Marechal, Maria Luisa Maia, e do Prefeito Cláudio Filho.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social desenvolvida pelo Selo UNICEF, e chega em Marechal com o tema ” FORA DA ESCOLA NÃO PODE”. O Programa irá acompanhar para resgatar os alunos que deixaram de frequentar a escola no período de pandemia, mesmo no formato online, e acabaram abandonando os estudos. A ação irá oferecer o suporte pedagógico e acolhimento necessários para que eles retornem.

Para o prefeito Cláudio Filho Cacau, a união de forças e o trabalho realizado com empenho, irá trazer resultados positivos através desse programa para a educação e o futuro da cidade. ” O selo UNICEF, é um sonho para a nossa cidade. Quando chegou esse desafio para nós, eu perguntei se já tinha dado certo em outros município do Brasil e a resposta foi sim, então porque que não daria certo em Marechal?! Vamos dar todo o suporte necessário para que as Secretarias realizem o trabalho e tragam de volta as nossas crianças e adolescentes para a escola”, destacou o prefeito.

O articulador do Selo UNICEF de Marechal, Adriano Pereira, conta que o plano é bater de porta em porta para buscar entender a situação, oferecer a ajuda necessária e trazer a criança e o adolescente para o local que nunca deveriam ter saído. ” A Busca Ativa Escolar, está dentro da disputa do selo,  com o lançamento deste programa estamos dizendo que a partir de hoje os nossos alunos não terão mais a evasão escolar”, disse Adriano.