https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
Um buraco negro supermassivo foi visto engolindo uma estrela, em uma galáxia a 250 milhões de anos-luz de distância da Terra

NASA flagrou um buraco negro engolindo uma estrela que estava à deriva no espaço, até ser atraída por seu forte campo gravitacional. O buraco negro é cerca de 10 milhões de vezes mais massivo do que o nosso Sol (que em termos comparativos representa a diferença entre uma bola de boliche e o Titanic) e está localizado a 250 milhões de anos-luz de distância da Terra, no centro de outra galáxia.

À medida que a estrela era devorada, seu material composto principalmente por gás quente caminhava em direção ao núcleo da singularidade, formando um disco brilhante. O processo deu origem a uma corona, estrutura ultraquente em forma de nuvem de plasma (átomos de gás com seus elétrons arrancados), vista logo acima do buraco negro.

A observação pode ajudar cientistas a entender melhor o comportamento alimentar do fenômeno, bem como saber o que acontece com o material capturado por um desses gigantes, antes de ser totalmente devorado. Chamado de “evento de ruptura de maré”, o processo que leva à destruição estelar pelas forças de um buraco negro é considerado um dos mais violentos no Universo.

Tais eventos emitem comprimentos de onda em quase todo o espectro eletromagnético, criando shows de luz de radiação. O vislumbre foi possível graças à proximidade de vários telescópios espaciais e ao trabalho em estações terrestres. Dentre os principais instrumentos e locais que captaram a intensa emissão de raios-X estão o satélite Nuclear Spectroscopic Telescopic Array (NuSTAR) e o Observatório Palomar (localizado na Califórnia).

fenômeno observado deu origem a um estudo publicado na revista científica The Astrophysical Journal. O trabalho forneceu uma visão sem precedentes da formação e evolução da corona, que ainda deve ajudar astrônomos a desvendar o papel que a gravidade de um buraco negro tem em manipular o material ao seu redor.

Fonte:  NASA