https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Jovem americana sentia os mesmos sintomas todos os meses, mas não respondia ao tratamento administrado pelos médicos e não tinha diagnóstico.

Durante quase dois anos, praticamente todos os meses, uma jovem americana de 23 anos era internada com um quadro de vômitos intensos. Os sintomas eram sempre os mesmos: náusea, dor abdominal e vômitos incontroláveis.

A paciente tem diabetes, e os médicos logo associaram a situação à gastroparesia, uma condição caracterizada pela dificuldade em esvaziar o estômago de forma saudável que é comum em pacientes com dificuldade em controlar os níveis de insulina.

Porém, os exames todos voltaram negativo para a doença, e os remédios não faziam efeito. Foi só quando a jovem contou fumar maconha cerca de cinco vezes na semana que os médicos conseguiram fechar o diagnóstico: síndrome de hiperêmese por canabinoides.

A doença basicamente é causada pelo uso crônico de cannabis, e tem como principais sintomas náusea e vômitos. Apesar de muitos pacientes usarem a substância precisamente para combater o enjoo, em casos de abuso, o efeito pode ser o contrário.

Pessoas com a síndrome, inclusive a paciente estudada, costumam passar horas tomando banho quente, que melhora os sintomas.

A jovem parou de usar a cannabis, e os sintomas desapareceram. Porém, dois meses depois, ela voltou a fumar e a sentir náusea e vomitar intensamente. O relato do caso da mulher foi publicado na revista científica American Journal of Case Reports.

Metrópoles