https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
Gastronomia: Maceió dos Prazeres promoveu criação de empregos e venda de mais de 10 mil pratos
Festival gastronômico atraiu turistas para o bairro de Jaraguá. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Além de potencializar a economia criativa da capital, o turismo gastronômico e a geração de emprego e renda, não há dúvidas de que o Festival de Gastronomia Popular Maceió dos Prazeres foi um sucesso. Durante os dois dias de programação, os 30 botecos, restaurantes e lanchonetes tradicionais da cidade promoveram a criação de mais de 200 empregos diretos e indiretos e a venda de aproximadamente 10 mil pratos que destacaram a culinária local.

O evento foi uma parceria da prefeitura de Maceió com a jornalista Nide Lins e uma das iniciativas que a atual gestão do prefeito JHC vem desenvolvendo para valorizar e mostrar o cuidado com os maceioenses. Além de reviver o bairro do Jaraguá, os novos e antigos profissionais da gastronomia, espalhados da parte alta a baixa de Maceió, puderam registrar a identidade da capital no ramo da culinária popular em um só lugar.

Marcos Vitor, proprietário e chefe de cozinha, estava concorrendo a categoria de melhor do centro com o quiosque Dona Acarajé. Ele atraiu a atenção dos clientes com um cardápio diversificado: mariscada, acarajé e é claro, o famoso bobó de camarão.

“Minha meta de um mês foi batida em dois dias. Vendi tudo na primeira noite, no dia seguinte dobrei a quantidade de materiais e paguei mais duas pessoas pra me ajudar na demanda, porém em duas horas já não tinha mais nada. Agradeço ao prefeito JHC e a Nide Lins por terem acreditado e investido nesse festival, que venham os próximos”, pontua.

Já Wellington Amorim concorreu à categoria de melhor pastel e conta que só no primeiro dia vendeu aproximadamente 600 pastéis. “Superou toda nossa expectativa, a fila não parava de crescer e eu estava feliz ao ver meu trabalho ser reconhecido”, relembra proprietário do Pastel do Teteu.

Durante toda a programação o público teve a oportunidade de votar, de forma online, nos pratos preferidos que foram servidos no festival. A votação para receber o Prêmio Nide Lins de Turismo Gastronômico foi encerrada no domingo (22) e a divulgação dos ganhadores das 10 categorias será realizada ao longo da semana.

Fonte: PMM