https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Durante seu discurso, após tomar posse como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a mensagem que seu governo queria passar ao país é de “esperança e reconstrução”.

Ele relembrou sua primeira vitória eleitoral, em 2002: “Eu disse naquela ocasião que a missão de minha vida estaria cumprida quando cada brasileiro e brasileira pudesse fazer três refeições por dia. Ter de repetir meu compromisso hoje, diante do avanço da miséria e do regresso da fome, que havíamos superado, é o maior sintoma da devastação que se impôs ao país nos anos recentes.”

O presidente disse que, em seus mandatos anteriores ficou demonstrado que uma pessoa da classe operária podia presidir o país com sucesso e que os mais pobres podiam ser considerados na hora das decisões do governo.

Ele também fez críticas ao que chamou de “destruição de políticas públicas que promoviam a cidadania e o direito à saúde e à educação”. E reforçou que o diagnóstico dado pela equipe de transição governamental de transição é “estarrecedor”.

Defesa das urnas – Lula ainda defendeu o sistema eletrônico de votação, que sofreu ataques durante o processo eleitoral, e destacou a força da democracia. 

“Se estamos aqui hoje é graças à consciência política da sociedade brasileira e à frente democrática que formamos ao longo dessa histórica campanha eleitoral. Foi a democracia a grande vitoriosa nesta eleição”, declarou Lula.

Combustíveis – O presidente ainda falou em seu discurso em alguns temas que tem pautado a política econômica do pais nos últimos anos. Lula disse que não faz sentido a importação de produtos como combustíveis, fertilizantes, derivados de petróleo, entre outras tecnologias.

“O Brasil é grande demais para renunciar ao seu potencial produtivo. Não faz sentido importar combustíveis, fertilizantes, plataformas de petróleo, microprocessadores, aeronaves e satélites. Temos capacidade técnica, capitais e mercado sufiente para retomar a industrialização e a oferta de serviços em nível competitivo”, afirmou Lula.

agências