https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Médicos sugerem que pessoas com sobrepeso prestem mais atenção ao controle da gordura na região central do corpo para reduzir risco de AVC.

O volume da circunferência abdominal está diretamente associado ao maior risco de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico e hemorragia cerebral, segundo um estudo feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Em um artigo publicado na revista JAMA Network em 14 de dezembro de 2022, os pesquisadores sugerem que a população e os médicos prestem maior atenção no controle da gordura na região central do corpo como estratégia de prevenção ao AVC.

Os cientistas avaliaram dados de 490.071 adultos no Reino Unido coletados ao longo de 12 anos para entender se há associação entre a adiposidade geral – índice de massa corporal (IMC) –, adiposidade central (na região da barriga), e a circunferência da cintura com o AVC isquêmico, hemorragia intracerebral e hemorragia subaracnóidea.

A circunferência aumentada da cintura foi associada a um maior risco de hemorragia intracerebral e AVC isquêmico, que acontece quando há obstrução de uma artéria do cérebro. Ela não foi relacionada, no entanto, ao risco de hemorragia subaracnóidea.

O endocrinologista da clínica Tivolly, Bruno Babetto, que não participou do estudo, explica que até então a associação da adiposidade geral e central com os principais tipos de AVC não estava clara. O estudo dá uma nova perspectiva sobre o assunto.

A pesquisa mostra que o índice de massa corporal não está associado com o AVC isquêmico e é inversamente ligado às hemorragias cerebrais e subaracnóidea, que são rupturas de artérias cerebrais.

“Essas descobertas sugerem que a adiposidade central e geral têm independentes e contrastantes associações com o risco de diferentes tipos de acidentes vasculares”, afirma o endocrinologista.

Babetto esclarece que a gordura abdominal, especificamente, gera inflamação e liberação de fatores inflamatórios que causam lesão e formação de placas de gordura nas artérias, podendo causar obstrução (AVC isquêmico) e ruptura do vaso (AVC hemorrágico intracerebral ou subaracnóideo).

Prevenção contra AVC

O endocrinologista sugere que as pessoas meçam suas cinturas em casa para ter uma noção sobre o real risco à saúde. A cintura de um adulto deve ter menos da metade de sua altura. “A medição do IMC também é útil, mas não leva em consideração o excesso de peso ao redor do abdômen”, esclarece.

 Metrópoles