https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O Palácio da Alvorada, designado como a residência oficial do presidente do Brasil, foi construído em junho de 1958.

Palácio da Alvorada, designado como a residência oficial do presidente do Brasil, foi construído em 30 de junho de 1958, sendo o primeiro prédio da capital do país. O edifício fica às margens do Lago Paranoá, região privilegiada de Brasília.

Sob nova direção após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o monumento histórico reserva curiosidades. Veja oito delas a seguir:

O responsável pelo projeto

Assim como toda a estrutura de Brasília, o Palácio da Alvorada também foi idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O projeto, que começou a sair do papel em 1957, teve a parte estrutural conduzida pelo engenheiro Joaquim Cardozo e executada pelo engenheiro Darcy Amora Pinto, demorando 18 meses para ficar pronto.

Palácio da Alvorada

Origem do nome

O nome Alvorada foi escolhido por Juscelino Kubitschek, presidente na época da inauguração de Brasília. Em uma parede dourada no hall de entrada do Palácio, fica registrado o discurso feito por ele durante a inauguração da residência. A mensagem diz: “Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável em seu grande destino.”

Sua arquitetura

A parte mais memorável da arquitetura do Palácio da Alvorada são suas colunas brancas, com curvas que remetem a redes estendidas em antigos casarões coloniais e são uma marca registrada de Oscar Niemeyer. O prédio, revestido de mármore e vedado por cortinas de vidro, ficou tão famoso que suas estruturas deram origem ao símbolo e emblema do brasão do Distrito Federal.

Brasão do Distrito Federal

Como é seu interior?

No Palácio, há várias obras de arte, como duas telas de Cândido Portinari (Jangadas do Nordeste e Os Seringueiros) e a tapeçaria de Concessa Colaço, chamada Manhã de Cores. Além das obras, os móveis originais da residência foram projetados pelo arquiteto alemão Mies Van der Rohe, pela filha de Oscar, a arquiteta Anna Maria Niemeyer, e outros designers brasileiros e estrangeiros.

O prédio possui 7 mil metros quadrados, com três andares: subsolo, térreo e segundo andar. No térreo, ficam localizados os salões governamentais, utilizados pelo presidente para recepções oficiais, incluindo o hall de entrada, sala de espera, salão de estado, biblioteca, mezanino, sala de jantar, sala nobre, sala de música e sala de banquetes.

O segundo andar é a parte residencial do Palácio, em que se encontram quatro suítes, além de outros cômodos íntimos. Já no subsolo, há uma área de lazer composta por um auditório, uma sala de cinema e um salão de jogos. No mesmo andar, existem também almoxarifado, despensa, cozinha, lavanderia e a parte administrativa do local.

É um habitat de emas

Além de abrigar o presidente da República e sua família, a residência também é lar de habitantes peculiares, como as emas, consideradas uma atração à parte nos jardins do Palácio.

Foto colorida de emas em um jardim verde
Grupo de emas em frente ao Palácio da Alvorada

O Palácio é aberto para visitação

Muita gente não sabe, mas o Palácio da Alvorada é aberto para visitação. O tour, que deve ser agendado, é gratuito e tem duração de, aproximadamente, uma hora. Para saber mais, clique neste link.

Primeira criança a morar no local

A primeira criança a morar no Palácio da Alvorada foi o filho do ex-presidente Michel Temer, o Michelzinho. O escritório da ex-presidente Dilma Rousseff foi reformado para ser o quarto do menino. A mudança custou aos cofres públicos R$ 20.279,65.

Michelzinho com os pais no palanque das autoridades. Menino imita arma com as mãos

O paisagismo do Palácio

O paisagismo do Palácio, que é uma obra de Yoichi Aikawa, foi implantado com critérios rigorosos. Os jardins trazem uma diversidade de exemplares da flora brasileira, em que pássaros nativos do cerrado brasileiro cantam, como araucárias, paus-brasil e sibipirunas. O Palácio também tem uma lagoa que possui um ótimo ecossistema, em que peixes, aves e a vegetação local coexistem de maneira harmoniosa.

Área externa do Palácio da Alvorada

metropoles