https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Consumidores podem encontrar variedades de pescados e demais frutos do mar no Centro Pesqueiro.

Valdomiro Ferreira é pescador há 43 anos e comercializa no Centro Pesqueiro do Jaraguá. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

Os pescadores e comerciantes do Centro Pesqueiro do Jaraguá estão com expectativa de aumentar a venda do pescado em até 50%. A aposta se dá pela tradição de comer peixe na virada do ano, afinal o alimento tem vários significados, entre eles a fertilidade, prosperidade e, principalmente, porque nada para frente e traz sorte para um novo ciclo que se aproxima. 

O Centro Pesqueiro é o local ideal para comprar os produtos. O equipamento recebe peixes e demais frutos do mar frescos diariamente e são levados para as tarimbas, local de comercialização dos pescados. Uma variedade dos produtos podem ser encontrados no local, mas os queridinhos têm sido a Cioba, o Arabaiana, o Dourado e o camarão. 

Pescador há 43 anos, Valdomiro Ferreira explica que há uma procura maior por determinadas espécies, que tem mais sabor e a carne tem maior maciez em diversas receitas. “Muitos dão preferência para a Cioba, que é um peixe de carne branca, mais mole e não é ressecada. O Arabaiana também tem uma carne especial. São bons peixes para comer na virada do ano, no ensopado, fritando também e até na churrasqueira”, afirma. 

Para abrilhantar a ceia de Ano Novo ainda tem os pratos especiais, que podem ser regados a camarão, lagosta e sururu. O pescador ainda dá uma dica de receita: “Podem ser servidos na entrada com creme de leite e até fazer um filezinho”, atenta. Ele alerta que o consumidor deve saber onde comprar os produtos. “Precisa comprar no lugar certo também porque quem está vendendo precisa saber ‘escalar’, abrir direitinho, limpar e tirar as espinhas e tripas. E aí ele dá um bom churrasco”, acrescenta. 

Para atender as demandas dos consumidores, a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) reforçou a higienização dos espaço e ampliou o horário de funcionamento do espaço, que funciona de terça (27) a sexta-feira (30), das 6h às 16h, e no sábado (31), véspera do Ano Novo, das 6h às 15h. Nos dias 01 e 02 de janeiro de 2023, o local estará fechado ao público.

No Centro Pesqueiro, da tarimba até a pedra, os produtos comprados saem no gosto do cliente e a vantagem é que tudo no local sai fresquinho. “São dicas ótimas para comprar aqui porque são produtos de qualidade e com preço acessível. E ainda tem aquela negociação direto com o vendedor para ganhar aquele desconto. Quem manda é o cliente”, brinca Valdomiro. 

Ascom Semtabes