https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Organização Mundial de Saúde (OMS) e Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA apontam risco do sarampo se propagar no mundo.

São Paulo – O sarampo agora é uma ameaça global iminente segundo relatório divulgado, nessa quarta-feira (23/11), pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

A doença pode se propagar em várias regiões do mundo devido à pandemia de Covid-19 ter causado uma redução da cobertura vacinal e da vigilância em torno da infeção contagiosa.

“Estamos em uma encruzilhada. Serão 12 a 24 meses muito desafiadores tentando mitigar isso”, afirmou Patrick O’Connor, da OMS, à Reuters.

Explosão de casos

O especialista da OMS explica que o distanciamento social e o ciclo do sarampo justificam ainda não ter havido uma explosão de casos, mesmo em meio a baixa vacinação contra à doença. Porém, isso pode mudar rapidamente, disse O’Connor.

De acordo com o levantamento da OMS e do CDC, um recorde de quase 40 milhões de crianças perderam uma dose da vacina contra o sarampo em 2021 devido a obstáculos criados pela pandemia de coronavírus.

Sarampo

O sarampo é um dos vírus humanos mais contagiosos, contudo é quase totalmente evitável por meio da vacinação. Porém, a cobertura vacinal precisa ser de 95% para prevenir a transmissão.

A OMS tem registrado surtos da doença desde o início de 2022, passando de 19 para quase 30 até setembro, segundo O’Connor. Neste momento, o especialista se preocupa mais com regiões da África subsaariana.

metropoles