https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O Instituto Nacional de Meteorologia (inmet) emitiu, nesta segunda-feira (07) dois alertas de acumulado de chuvas para Alagoas, um de perigo e outro de perigo potencial. O alerta é válido até a manhã desta terça-feira (08).

O alerta laranja, que indica perigo, prevê chuvas de até 100mm/dia em 79 municípios alagoanos, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Confira os municípios afetados:

Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Batalha, Belém, Boca da Mata, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Campo Grande, Capela, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Jacuípe, Japaratinga, Jaramataia, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maceió, Major Isidoro, Mar Vermelho, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Matriz de Camaragibe, Messias, Minador do Negrão, Murici, Novo Lino, Olho d’Água Grande, Palmeira dos Índios, Paripueira, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Porto de Pedras, Quebrangulo, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Mundaú, Satuba, São Brás, São José da Laje, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Tanque d’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

Já o alerta amarelo, de perigo potencial, indica chuvas de 50 mm/dia e ventos intensos em 37 municípios do Estado. Veja os municípios que serão afetados pelo alerta amarelo:

Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Jaramataia, Major Isidoro, Maragogi, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Penedo, Piaçabuçu, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Real do Colégio, Santana do Ipanema, São Brás, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

Alerta de transbordamento da Lagoa Mundaú –  Em Maceió, a Defesa Civil emitiu alerta de para a possibilidade de transbordamento da Lagoa Mundaú, por consequência do volume de chuva que caiu no final de semana.

O órgão informou ainda que em Maceió já choveu 156 mm nas últimas 24 horas. Desde o início do mês, o volume de chuva que caiu ultrapassa em mais de quatro vezes o que era esperado para todo o mês de novembro.

Até o momento, foram registrados 36 chamados desde a noite do domingo (6), sendo a maior parte delas por desabamento parcial e edificação com problema de estrutura, com isso  sete famílias ficaram desalojadas.

Dados do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CIMADEC) dão conta que as condições são favoráveis para continuidade das chuvas, intercalando com períodos de tempo seco.

Emergência – Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelos números 199 e 156. Para receber os alertas, enviar o CEP da residência, de forma gratuita, para o número 40199 via mensagem de texto.

AL24HS