https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Primeiro caso da subvariante BQ.1 da Ômicron foi detectado no estado.

Alagoas registrou 80 novos casos e nenhuma morte por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) desta terça-feira (15). Com isso, a média móvel de casos está em alta e a média de mortes continua estável.

Desde o começo da pandemia, em 2020, Alagoas confirmou 321.890 casos e 7.134 mortes por Covid. Além disso, 314.243 pessoas que receberam diagnóstico da doença estão recuperadas.

O mais recente boletim epidemiológico também mostra que o estado tem 568 casos em investigação.

Dos 130 leitos exclusivos para Covid e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 12 estavam ocupadas até as 16 h. A taxa de ocupação no estado é de 9%. Esse índice leva em conta todos os tipos de leito (clínicos, com respirador, UTI intermediária e UTI).

Considerando apenas os leitos de UTI, o percentual de ocupação em Alagoas é de 18%. Em Maceió, a taxa é de 6%. Já no interior, a ocupação sobe para 28%.

Além do aumento nos testes positivos para Covid em laboratórios particulares e farmácias, epidemiologista estão preocupados com a nova subvariante da ômicron da Covid, a BQ.1, que está em circulação pelo país.

O Governo de Alagoas por meio da Sesau, vai realizar uma reunião nesta quarta-feira (16) para avaliar o aumento dos casos de Covid e o impacto que as subvariantes como a BQ.1 podem provocar em Alagoas. O primeiro caso da BQ.1 detectado em Alagoas é de um homem de 66 anos, com histórico de viagem a São Paulo.

Nova onda de Covid

O infectologista Renee Oliveira, chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 da Sesau, ressalta que a população deve adotar as medidas sanitárias propagadas exaustivamente pelas autoridades de saúde pública.

“Por esta razão, é necessário evitar aglomerações, fazer a higienização das mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel a 70%, além de manter atualizado o esquema vacinal com a 1ª e 2ª doses, as duas doses de reforço e, no caso dos imunossuprimidos, a dose adicional, já disponível em Alagoas desde março deste ano”, disse.

O médico também falou sobre os sintomas das infecções pelas subvariantes.

“Os sintomas apresentados por pacientes são parecidos com os da gripe e do resfriado comum, com o surgimento de coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço e febre. Por isso, as pessoas que apresentarem esta sintomatologia devem fazer o teste para diagnóstico e, em caso de resultado positivo, é necessário adotar os cuidados corretos de isolamento, evitando propagar a doença”, recomendou o infectologista.

Renee Oliveira que as medidas sanitárias são ainda mais necessárias devido à tendência de aumento de casos de Covid no fim de ano.

“É preciso que elas sejam seguidas, porque o novo coronavírus não vai ser abolido, e o que deve ser feito é saber conviver com ele, seguindo as medidas de proteção e completando o esquema vacinal”, disse o médico.

g1 AL