https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A Nasa divulgou impressões sobre o exoplaneta LP 890-9 c, localizado a 98 anos-luz da Terra.

A Nasa divulgou impressões sobre o exoplaneta LP 890-9 c, localizado a 98 anos-luz da Terra

A Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou, nessa terça-feira (04), a descoberta de mais uma “Super-Terra” em uma zona habitável de sua estrela. Trata-se do exoplaneta LP 890-9 c, localizado a uma distância de 98 anos-luz da Terra.

Conforme divulgado pela agência espacial, o planeta — que tem um “irmão gêmeo”, o LP 890-9 b, já estudado pela Nasa — é cerca de 30% maior que a Terra e pode possuir água líquida. Sua temperatura é de cerca de 1,1 °C.

Seu planeta irmão é um pouco mais quente, com temperaturas que chegam a 123 °C. Agora, o objetivo da Nasa é estudar mais detalhadamente os novos mundos com as potentes lentes do telescópio James Webb.

5 mil exoplanetas descobertos

Conforme anunciado em março deste ano, a agência espacial norte-americana confirma que a lista de exoplanetas descobertos só aumenta: existem agora 5.005 planetas conhecidos fora deste sistema solar.

Segundo a agência, o odômetro planetário – a contagem de exoplanetas confirmados – virou em 21 de março, com o último lote de 65 novos exoplanetas catalogados no Arquivo de Exoplanetas da Nasa.

O arquivo, iniciado na década de 1990, registra descobertas de exoplanetas que aparecem em artigos científicos revisados ​​por pares e que foram confirmados usando vários métodos de detecção ou por técnicas analíticas.

Os mais de 5 mil planetas encontrados até agora incluem mundos pequenos e rochosos como a Terra, gigantes gasosos muitas vezes maiores que Júpiter e “Júpiteres quentes” em órbitas extremamente próximas em torno de suas estrelas.

Metrópoles