https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

As imagens de uma câmera de segurança divulgadas nesta segunda-feira (31) mostram um grupo de pessoas tirando fotos antes dos cabos da ponte cederem e as vítimas caírem no rio Machchhu, na Índia.

Centenas de pessoas caíram no rio quando uma ponte suspensa no estado de Gujarat, no oeste do país, desabou no domingo (30), deixando 134 mortos e dezenas gravemente feridos, segundo autoridades locais.

“As pessoas estavam penduradas na ponte após o acidente, mas escorregaram e caíram no rio quando ela desabou”, disse Raju, uma testemunha que viu o acidente. “Eu ajudei na operação de resgate, trouxe um monte de crianças para o hospital.”
A passarela da era colonial no centro da cidade de Morbi, no oeste da Índia, estava repleta de turistas. Cerca de 400 pessoas compraram ingressos para entrar na ponte para celebrar os festivais de Diwali e Chhath Puja, que passou por seis meses de reforma e havia reaberto há menos de uma semana.

Entre as vítimas, 35 delas tinham menos de 14 anos, de acordo com uma lista vista pela agência de notícias Reuters. Cerca de 170 pessoas foram resgatadas pela manhã.

As autoridades abriram um caso criminal no que é um dos acidentes mais mortais do país nos últimos 10 anos. A polícia prendeu nove suspeitos e registrou um processo criminal contra pessoas responsáveis pela reforma, manutenção e gerenciamento da ponte. O governo formou uma equipe de cinco membros para investigar o desastre.

Sandeepsinh Zala, diretor de Morbi, disse que a fabricante de eletrodomésticos Oreva, responsável pela manutenção da ponte há 15 anos, não deu nenhuma informação de que estava reabrindo a ponte à administração municipal. “Nós não emitimos nenhum certificado de aptidão para eles”, disse Zala.

Jayrajsinh Jadeja, um parlamentar do partido do primeiro-ministro Narendra Modi, culpou a Oreva por vender ingressos sem restrições e disse que a superlotação levou ao colapso da ponte.

O jornal local “Indian Express” citou um porta-voz da Oreva dizendo: “Enquanto esperamos por mais detalhes, informações preliminares mostram que a ponte desabou porque muitas pessoas no meio dela estavam tentando balançá-la de um lado para o outro.”

O primeiro-ministro Narendra Modi expressou suas condolências às famílias das vítimas. “Nesta hora de luto, o governo está com as famílias em todos os sentidos”, disse ele. “O governo Gujarat está realizando operações de socorro e resgate desde ontem. O governo central também está oferencendo toda ajuda ao governo estadual.”

A ponte tem 1,25 m de largura e se estende por 233 m, servindo como uma passagem de pedestres entre a cidade e o hotel do Palácio Darbargadh. Foi construída em 1877, quando a Índia era uma colônia britânica.

Imagens transmitidas pelo telejornais locais mostram dezenas de pessoas agarradas aos cabos da ponte colapsada enquanto as equipes de emergência tentavam resgatá-los.

Fonte: g1