https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Tombada pelo tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a cidade de Marechal Deodoro, em Alagoas, foi fundada em 1552. Terra natal do marechal Manuel Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil e que proclamou a República, foi a primeira capital do estado.

Distante cerca de 30 quilômetros de Maceió, tem atrativos que vão muito além da famosa Praia do Francês. No roteiro de qualquer turista deve constar visitas ao Centro Histórico e suas igrejas dos séculos dos séculos 17 e 18 – Santa Maria Madalena, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora do Amparo; o Museu de Arte Sacra instalado no Convento Franciscano; o Palácio Provincial e a Casa do Marechal Deodoro, que funciona como um museu; o Espaço Cultural Santa Maria Madalena, onde artesãos e rendeiras expõem seus trabalhos; às lindas praias e a Massagueira, um povoado considerado um dos principais polos gastronômicos do Nordeste.

Descobrindo o litoral de Marechal Deodoro

Praia do Framcês em Marechal Deodoro
Praia do Francês (Foto: Renato Serra/Pixabay)

Como todos sabem, a Praia do Francês é a mais conhecida em Marechal Deodoro e uma das mais procurada no litoral alagoano. E não é por menos. Ela tem piscinas naturais, águas mornas e uma beleza natural incrível.

No itinerário estão paradas para compras e almoço no Restaurante Tropical, que oferece ótima infraestrutura e localização de frente para o mar. No menu estão os deliciosos pratos típicos da culinária regional. Outra possibilidade é contratar um passeio opcional em barco com fundo de vidro.

Vale à pena conhecer também a Prainha de Barra Nova, a Praia Saco da Pedra, o Balneário do Broma, Lagoa Manguaba e o Lago Azul.

Massagueira é polo gastronômico em Marechal Deodoro

Massagueira é um vilarejo de pescadores com diversos bares ribeirinhos e restaurantes rústicos que oferecem diferentes tipos de pratos, mas principalmente os preparados com frutos do mar. Além da vista para a Lagoa Manguaba os visitantes encontram pratos típicos da região, petiscos e doces caseiros.

O Sururu de Capote é o prato sensação da culinária local. A iguaria é preparada com o sururu, um molusco que vive nas águas da lagoa. Cozido com leite de coco e temperos, chega à mesa acompanhado de pirão, purê de macaxeira e muita pimenta.

Sururu de Capote em Marechal Deodoro
Sururu de Capote (Foto: Wesley Menegari/Sedetur Alagoas)

Outros pratos típicos também são muito apreciados pelos visitantes. Entre eles o Caldinho de Sururu, que tem fama de ser afrodisíaco, a Caldeirada preparada com camarão, siri, sururu, lagosta, polvo, patinha de uçá, ostra, maçunim (marisco) e acompanhada de uma massa de mandioca no leite de coco; o Arrumadinho, feito com fava ou feijão verde, charque, carne-de-sol desfiada e farinha de mandioca; a Carne de Sol com nata; o Baião de Dois, o queijo coalho, o cuscuz de milho, a Paçoca Sertaneja, a Galinha à Cabidela e muitas outras.

O povoado de Barra Nova também é interessante opção para as refeições. Os restaurantes do lugar servem frutos do mar e pratos da culinária regional. O destino também é ponto de partida para passeios de barco até uma encantadora prainha, que tem uma faixa de areia cercada pelo mar e pela lagoa.

travelpedia