Projeto se consolida em sua primeira semana de atendimentos e leva assistência à saúde para mais perto da população.

Atendimento no Vale do Reginaldo. Foto: Célio Júnior – Secom Maceió

O programa Saúde da Gente, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que iniciou as suas atividades na segunda-feira (8) já acumula quase 500 atendimentos em suas frentes de atuação. Até a última quarta-feira (10), 223 animais foram atendidos na frente de Saúde Animal, nos bairros do Salvador Lyra, Graciliano Ramos e Eustáquio Gomes, 148 mulheres no Vale do Reginaldo e 54 crianças no Saúde Pediátrica, que funciona no bairro do Jacintinho.

Os serviços continuam sendo oferecidos para a população nesses locais até o próximo dia 14 de agosto, no domingo. Na frente de Saúde da Mulher, o público do Vale do Reginaldo continua contando com serviços como exames de citologia, inserção de DIU, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, consultas de enfermagem e ginecológica, orientações sobre planejamento reprodutivo e familiar, pré-natal da mulher e do parceiro, ultrassom, exames laboratoriais, mamografia e encaminhamento para exames mais complexos em outras unidades da capital.

Atendimentos no Vale do Reginaldo. Fotos: Célio Júnior – Secom Maceió

Já na parte alta da cidade, os tutores de animais contam com o Saúde Animal, com serviços como consultas clínicas, vacinação antirrábica e vermifugação. Essas ações tem o objetivo de prevenir doenças e garantir a saúde dos animais e da comunidade.

Atendimentos veterinários em 3 pontos da capital. Fotos: Victor Vercant/SMS

De acordo com Célia Fernandes, secretaria de Saúde de Maceió, o projeto está levando assistência para as pessoas que mais precisam. “É uma iniciativa inovadora e que já é um sucesso, pois vai melhorar o atendimento em diversas regiões carentes de Maceió, com cuidado e acesso”, destaca.

A população do Jacintinho conta ao longo dessa semana com ações voltadas para o público infantil. No local, que funciona de 8h às 20h, o público conta com vacinação infantil de rotina, vacina contra a Covid-19, contra a poliomielite e atualização do cartão vacinal. Além disso, a população pode contar com atendimento pediátrico e de enfermagem, oftalmologia, puericultura, encaminhamento para teste do pezinho e da orelhinha para exames nas Unidades de Saúde.

Atendimentos no Jacintinho. Fotos: Juliete Santos / Secom Maceió

A população das grotas também é beneficiada com o Saúde nas Grotas, que leva atendimentos por uma equipe multiprofissional para as comunidades. São enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais levando atendimento para as famílias que mais precisam.

Atendimentos em grotas da capital. Fotos: Equipes – Saúde da Gente

A Saúde Mental também é uma prioridade do programa. Cerca de 40 psicólogos fazem parte do projeto e estão levando atendimentos psicológicos aos oito Distritos Sanitários da capital.

Como acessar os serviços?

Os atendimentos do Saúde da Gente funcionam de domingo a domingo, das 8h às 20h e permanecem em cada localidade por um período de sete dias. Para ter acesso aos serviços, basta o cidadão apresentar um documento com o número do CPF e cartão do SUS.

Secom Maceió