https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Ideias recebidas pela plataforma BoraLab durante o evento serão avaliadas pela prefeitura.

Quem visitou a Arena Maceió é Massa acompanhou as palestras e ainda sugeriu demandas inovadoras para a cidade. Foto: Itawi Albuquerque

Os participantes do Trakto Show aproveitaram a interatividade da Arena ‘Maceió é Massa’ para apresentar soluções inovadoras para o histórico bairro de Jaraguá. Nos três dias do evento, foram mais de 1 mil contribuições que o público deu por meio da plataforma BoraLab.

Cada uma dessas ideias será analisada pela equipe da Secretaria do Gabinete de Governança (GGOV), responsável por planejar e conectar a gestão com ambientes no campo da inovação e da tecnologia.

Desde a última quinta-feira (18), o espaço onde estava o computador com o BoraLab se transformou no mais concorrido da arena. O público fez fila para sugerir e indicar os pontos onde a prefeitura poderia atuar para transformar o Jaraguá em um polo cultural e econômico da cidade.

Daniela Nogueira é advogada de Direito Digital e fez questão de interagir com a prefeitura. Ela diz que esta foi uma grande oportunidade para ser ouvida. “A gente nunca tem chance de falar e, agora, posso dar a minha ideia para que a cidade fique melhor. Por meio das sugestões, queremos ver Maceió evoluir ainda mais, como já tem avançado pelas iniciativas do prefeito JHC”, destacou.

A interação pelo BoraLab permitia ao público girar uma roleta virtual que dava direito a vários brindes personalizados com a marca do ‘Maceió é Massa’. A oportunidade de levar para casa um pouco da gestão também foi uma estratégia de aproximação com o povo.

Acompanhado pelo filho, o analista de sistemas Henrique Pacheco ficou bastante tempo se divertindo na arena. “Estou achando muito legal este espaço da Prefeitura de Maceió, que tem ambiente para as crianças, com jogos. Meu filho está gostou bastante e não quis sair. Parabéns à prefeitura pelo estande”.

Henrique Pacheco e seu filho se divertiram bastante na Arena Maceió é Massa. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Henrique Pacheco e seu filho se divertiram bastante na Arena Maceió é Massa. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

A programação do encerramento da arena no Trakto ainda teve 8 palestras sobre empreendedorismo. Uma das mais importantes do dia, com o tema ‘Digital e Govtechs: o caminho para melhorar o ambiente de negócios’, teve a participação do secretário do Gabinete de Governança, Antônio Carvalho, e se transformou em uma mesa-redonda.

“Temos um desafio muito grande, que é garantir uma sustentabilidade a longo prazo e transformar os produtos dessas empresas em escaláveis e que despertem o interesse do investigar em aplicar os recursos financeiros nestas startups que estão dentro do governo. A discussão neste sentido foi muito interessante na palestra. A visão do prefeito JHC é de que estas empresas exercem um papel importante na proposta de transformação dos governos”, explicou o secretário.

Debates e palestras foram destaque no espaço montado pela Prefeitura de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Debates e palestras foram destaque no espaço montado pela Prefeitura de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O cofundador de uma acelerada de startup em estágio inicial Carlos Klein foi um dos que participaram do debate como convidado da prefeitura. Ele considerou a discussão sobre o tema proposto bastante útil e lembrou o Marco Legal das Startups como um divisor de águas para este segmento. A proposta do então deputado federal JHC foi aprovada no Congresso Nacional trazendo mais oportunidades para estas empresas.

“O Marco Legal permitiu as startups fossem contratadas de maneira diferente. Dá oportunidade do poder público se relacionar com elas, que é o grande caminho da inovação aberta. As govtechs são o grande potencial de inovação para o setor público. O meio de inovar é pela inovação aberta, que é mais rápida e mais fácil. E o principal veículo para inovação aberta são as startups. Permitem que experimentemos coisas mais rapidamente e tragam soluções ao contribuinte de maneira mais fácil. É um processo muito relevante para inovação”, ressaltou.

Ele ainda elogiou o município pela criação do espaço no Trakto. “Muito legal a prefeitura ter uma arena para debate, para conversar, trazer novidades, discutir temas relevantes sobre inovação, voltados para os empreendedores, minorias. É um papel do poder público abrir espaço para este debate e para dar visibilidade a quem não tinha.

Além dessa mesa redonda, o sábado incluiu as palestras ‘O impacto da fotografia mobile nos negócios virtuais’ (James Dantas Costas), ‘A genialidade da comunicação assertiva nos negócios e na vida (Glicia Kelline), ‘O sucesso em suas mãos: empreendendo com propósito’ (Agda Ferreira Blanco), ‘Descubra porque seu concorrente vende mais’ (David Santos), ‘Narrativas Gráficas’ (Rodrigo Catraca), ‘Meus cachos têm história’ (Tamires de Melo) e Como empreender com equipes de sucesso’ (Michael Douglas).

A programação ainda contou com as apresentações artísticas da cantora Kel Monalisa e do cantor Juarez Caseh.

Secom Maceió e Ascom GGOV