https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O quadro de saúde de Pietra Medeiros vinha se agravando desde o início do mês e ela chegou a passar por um transplante de fígado.

A hepatite é a inflamação do fígado. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, uso excessivo de medicamentos ou consumo de bebida alcoólica. Existem cinco tipos de hepatite: A, B, C, D e E. No entanto, no Brasil, os tipos A, B e C são os mais comuns

A jogadora de futsal Pietra Medeiros faleceu nesse sábado (20/08), aos 20 anos, após complicações provocados por uma hepatite autoimune (HAI). A jovem estava internada em estado grave desde o início do mês em São Paulo.

Pietra atuava no time Taboão Magnus, de Taboão da Serra (SP). Na quarta-feira (17/8), o estado de saúde dela piorou e ela teve de passar por um transplante de fígado.

A hepatite autoimune afeta o fígado e atinge, na maioria das vezes, mulheres entre 20 e 30 anos de idade. A doença ocorre quando o sistema imune do indivíduo ataca as próprias células do fígado, o que diminui ou, até mesmo, interrompe o funcionamento do órgão.

As causas desta condição ainda não estão esclarecidas, mas se acredita que a hepatite autoimune se desenvolve a partir de uma predisposição genética e/ou a partir de agentes externos, como infecções ou medicamentos.

Sintomas

Os principais sintomas da hepatite autoimune são:

  • Cansaço excessivo;
  • Dores nas articulações;
  • Dores no abdômen do lado do fígado;
  • Náusea ou vômitos;
  • Mal-estar;
  • Perda de apetite;
  • Pele e olhos amarelados.

Diagnóstico

A realização do histórico clínico e as dosagens de anticorpos no sangue do paciente ajudam a fazer o diagnóstico da doença. Se necessário, uma biópsia hepática também pode ser feita.

Tratamento

Geralmente o tratamento da hepatite autoimune consiste em administração do uso de corticoides e imunossupressores. Quando não tratada, as taxas de sobrevida são de 5 a 10 anos.

metropoles