https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
A cantora Anitta revelou que está com a doença e terá de passar por cirurgia | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A endometriose é uma doença inflamatória do sistema reprodutor feminino, que acontece quando o endométrio, tecido que reveste o útero por dentro, se implanta em vários locais na cavidade abdominal, como ovário, intestino e bexiga.

A cantora Anitta revelou que está com a doença e terá de passar por cirurgia. A endometriose afeta uma em cada 10 mulheres brasileiras.

Anitta revelou a doença em um desabafo nas redes sociais. Ela ainda alertou suas seguidoras dizendo que a endometriose é mais frequente do que se imagina. “Procurem mais de um médico, mais de uma opinião. Se um não resolver, vai para outro. Não é normal a gente viver com essa dor assim”, disse.

Quais são os sintomas? – Os principais sintomas da endometriose são as cólicas fortes e dores abdominais frequentes, que podem aparecer no dia a dia, mesmo fora do período menstrual. Por isso, é importante ficar ligada para distinguir de uma cólica comum. Além disso, também são sinais de endometriose:

— Sangramento menstrual desregulado e intenso
— Fadiga
— Cansaço
— Sangramento intestinal durante o período menstrual
— Dores fortes durante relações sexuais

Como é feito o diagnóstico? – É sempre importante lembrar que as consultas com ginecologista precisam ser feitas com frequência, pelo menos uma vez ao ano. Além dos exames de rotina, há alguns específicos para identificar a endometriose.

Recorrer a exames de imagem é o método mais comum, como a ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética da pelve. “A demora em diagnosticar os focos da doença pode levar ao estado mais grave do quadro, quando é necessário partir para uma intervenção cirúrgica”, explica Thiers Soares, especialista em endometriose, adenomiose e miomas.

Quais as opções de tratamento? – Como é um problema crônico, o acompanhamento sobre ele deve ser feito com frequência com o médico Thiers Soares. Também é preciso entender o grau da condição para prosseguir com um tratamento. Há casos onde a endometriose é mais contida, mas também há casos onde ela se espalha em outras regiões do corpo.

Nos casos mais leves, o uso de um anticoncepcional é adotado para suspender a menstruação e ajuda a reduzir as dores. Já em situações mais graves, é necessária intervenção cirúrgica para retirar a endometriose espalhada pelos orgãos. Mas não precisa se apavorar, pois são procedimentos bem simples, como a videolaparoscopia.

“A maioria das pessoas não sabe, mas existem métodos minimamente invasivos para esse procedimento, como a videolaparoscopia e a cirurgia robótica”, explica o especialista. Essas técnicas têm um pós-operatório muito mais seguro, com menos tempo de internação, menos chance de infecção ou trombose e retorno mais precoce às atividades diárias.

Metrópoles