https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

De acordo com especialistas do Reino Unido, os casos misteriosos de inflamação no fígado em crianças teriam ocorrido por conta de dois vírus.

Cientistas do Reino Unido acreditam ter descoberto a causa para os casos da hepatite misteriosa entre crianças pequenas. Os quadros de inflamações no fígado começaram a aparecer em abril e foram registrados em diversos países do mundo, inclusive no Brasil.

Os pesquisadores da Universidade College London e do Hospital Great Ormond Street afirmam que dois vírus estariam provocando as inflamações: o adenovírus, que costuma causar dores de estômago e resfriados, e o vírus adeno-associado 2 (AAV2), que não apresenta sintomas, mas utiliza outro vírus para conseguir se multiplicar.

Os dois vírus teriam voltado a circular com o fim das restrições impostas para interromper a transmissão da Covid-19. Para os autores, a coinfecção deles ocasionou os casos raros e graves de hepatite em crianças pequenas.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), foram registrados 1.010 casos prováveis da doença no mundo. Destes, 46 precisaram de transplantes e 22 acabaram morrendo.

Sem ligação com o coronavírus

Os especialistas destacaram que a hepatite grave não tinha nenhuma ligação com as infecções pelo coronavírus ou com as vacinas contra a doença, essas hipóteses chegaram a ser cogitadas no início do surto.

“Durante o período de lockdown, quando as crianças não estavam se misturando, elas não estavam transmitindo vírus umas às outras e nem estavam desenvolvendo imunidade às infecções que normalmente encontrariam”, pontuou Judith Breuer, especialista em virologia, líder do estudo que aponta a coinfecção como razão para a hepatite grave em crianças.

metropoles