https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Reunião com secretarias e órgãos apresentou dados sobre as chuvas e o empenho em salvar vidas.

Prefeito JHC continua com acesso a todos os dados meteorológicos e destacou que o município atuou preventivamente na proteção da população. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, se reuniu nesta quarta-feira (15) com órgãos municipais para tratar sobre a situação das chuvas que afetam a capital desde as primeiras horas de hoje. Durante a reunião, o gestor apresentou que nas últimas 24h já foram registrados 101 mm de chuvas e reforçou que o Município segue em alerta para evitar danos à população.

“Precisamos passar todas as orientações necessárias para não registrar nenhum óbito, que é o que estamos fazendo desde outubro do ano passado, nos preparando para salvar vidas. Nosso objetivo é proteger as famílias que vivem em áreas de risco e dar apoio para quem precisa sair desses locais. Estamos acompanhando as chuvas a todo tempo para garantir a segurança de todos”, frisou JHC.

A Defesa Civil já atendeu 19 ocorrências, sendo a maior parte delas no bairro do Jacintinho. A previsão é para a continuidade da chuva até a noite desta quarta. O órgão emitiu uma mensagem para a população alertando sobre os acumulados e o risco de deslizamento de terra nas encostas.

O coordenador-geral da Defesa Civil, Abelardo Nobre, orientou a população que mora em área de risco a procurar por locais seguros.

“Para quem mora em área de risco procure se abrigar em casa de parente, ambiente seguro, e se não tem essa opção ligue para o 199 que nossas equipes fazem seu encaminhamento para nosso abrigo”, destacou o coordenador.

A Prefeitura de Maceió vem desde o ano passado realizando uma série de ações para garantir a segurança da população. Entre elas, a construção de um abrigo, limpezas de galerias e a instalação de 174 pontos de lona em encostas.

O secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, explicou que nos abrigos a população terá todo o apoio necessário.

“A Prefeitura tomou todas as medidas, antes das chuvas chegarem, a gente já tinha esse abrigo. Mobilizamos uma ação integrada, quando a família chega lá tem toda a acolhida necessária. Garantimos refeição, atendimento psicológico, tudo para atender e proteger essas famílias”, disse o secretário.

O maceioense que precisar de ajuda pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou pelo 156. Para receber a mensagem de alerta, a população pode se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto para 40199.

Secom Maceió