https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O lançamento da versão 1.0 de Minecraft completará 12 anos em 2022. Apesar da idade e de haver mais jogos disputando a atenção do público, o título da Mojang ainda é incrivelmente popular e atrai novos jogadores todos os meses.

Por conta disso, preparamos uma lista de 9 dicas para iniciantes em Minecraft. As dicas são focadas no modo Sobrevivência, que tende a despertar mais dúvidas e é aquele que requer maior preparação. Aproveite!

1. Prioridades do primeiro dia

No primeiro dia no modo Sobrevivência, há uma certa lista de prioridades. A primeira é encontrar uma árvore e dar socos nela até que lenha caia. Não importa o tipo de árvore, o que importa é a madeira.

Na tela de inventário, é possível transformar a madeira em tábuas. Com as tábuas, ainda na tela de inventário, faz-se uma Bancada. A Bancada precisa ser posicionada em algum lugar do mundo para então poder ser usada, mas é absolutamente necessária para avançar.

2. Primeiras ferramentas

O próximo passo é conseguir algumas ferramentas básicas. Ao acessar a bancada, imediatamente o jogador é apresentado a uma lista de itens que podem ser criados, e por padrão os primeiros itens da lista são aqueles que podem ser criados com os recursos que o personagem está carregando (os que não podem têm um fundo vermelho).

Com as tábuas que sobraram da criação da Bancada, é indicado fazer alguns gravetos. Gravetos e tábuas podem ser usados juntos para criar várias ferramentas, mas por ora só é necessário uma: a picareta. As ferramentas que usam tábuas são fracas demais, só precisamos de uma picareta para minerar algumas pedras.

As ferramentas de pedra são feitas com receitas similares às ferramentas de madeira. A única diferença é que, em vez de tábuas, são usados pedregulhos. Essas são bem mais úteis e vão servir até que eventualmente você encontre ferro.

3. O que fazer se não conseguir achar lã

Minecraft tem um ciclo de dia e noite, e a noite é particularmente perigosa. Monstros aparecem à noite, então é preciso se proteger. A forma ideal de fazer isso é construindo uma casa (com blocos de madeira ou o que tiver disponível), colocar uma cama no meio e dormir para fazer a noite passar instantaneamente.

Entretanto, para fazer uma cama, é preciso matar ovelhas para conseguir lã e nem sempre há ovelhas perto do lugar onde você começa o jogo. Assim, uma boa dica é cavar/minerar um pequeno túnel, entrar e deixar apenas uma pequena abertura para voltar à superfície eventualmente.

Assim, você pode aproveitar a noite para minerar em segurança e voltar para a superfície quando amanhecer.

4. Comida

No modo Sobrevivência, é necessário comer regularmente ou o seu personagem passará fome e perderá vida. Para saber se é necessário comer, basta olhar os ícones em formato de carne à direita dos corações que indicam a vida. O mais importante é: o que comer?

No mundo, há animais como porcos e galinhas espalhados. Matar esses animais dá carne, porém essa carne precisa ser assada para se tornar efetiva. Para assar a carne, podemos fazer uma fornalha. A fornalha, por sua vez, precisa de carvão, que pode ser feito com blocos de madeira (não tábuas) ou então minerado, já pronto para uso.

É possível comer também pequenas frutas, cultivar trigo para fazer pão, etc. Essas outras fontes de nutrientes tendem a se tornar mais importantes com o passar do jogo, uma vez que podem ser cultivadas facilmente.

5. Tochas ao redor da casa

Uma dica mais rápida é colocar tochas ao redor da sua casa/base. Tochas são facilmente criadas com gravetos e cartão, iluminam uma boa área e o fogo nunca apaga.

Monstros não gostam de luz, e uma área iluminada tende a ser mais fácil de encontrar quando você não está bem seguro de como voltar para a o seu local de descanso.

6. Anotar coordenadas

Em Minecraft, é fácil sair explorando e esquecer onde você deixou a casa ou os seus itens. Iluminação ajuda, mas o método mais seguro é anotar as coordenadas da sua base.

Na versão de PC, é possível apertar uma tecla e ter acesso fácil às coordenadas atuais. Assim, é um simples caso de apertar uma tecla enquanto na base, anotar as coordenadas e seguir explorando. Nos consoles, o processo é semelhante. A diferença é que, para exibir as coordenadas atuais, é preciso navegar pelo menu de opções.

7. Sempre carregar uma cama

Como dito anteriormente, a cama é muito útil por fazer a noite passar instantaneamente. Então, é sempre bom ter uma cama extra no inventário. Caso anoiteça e você esteja longe da base, basta identificar um ponto sem monstros por perto, colocar a cama e dormir.

8. Por que tal recurso não está aparecendo?

O gerador de mundos de Minecraft funciona seguindo um sistema de camadas e áreas especiais. Certos materiais, monstros e outros elementos do jogo só vão aparecer em determinadas áreas e/ou profundidades.

Então, se você estiver, por exemplo, procurando por diamantes há meia hora e se perguntar por que ainda não encontrou um único diamante que seja… Talvez você esteja simplesmente em um nível de profundidade no qual é impossível aparecer diamantes.

9. Nunca cave diretamente abaixo dos seus pés

Essa é a dica mais antiga de Minecraft e ela ainda continua válida. Cavar diretamente abaixo dos seus pés é muito perigoso nesse jogo, porque no próximo espaço pode ter um rio de lava. Se houver um rio de lava no próximo espaço, o seu personagem vai cair diretamente nele e morrer (e seus itens serão destruídos também).

Essas são algumas dicas que podem te ajudar no começo da sua jornada. O jogo fica bem mais complicado com o tempo, mas também muito mais empolgante. Aproveite!

Fonte: Voxel e Minecraft