https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Satuba informou nesta terça (31) que a prefeitura decidiu não realizar os festejos juninos, previstos para começar no sábado (4).

Temporal que atinge Alagoas há uma semana provocou alagamentos e inundações em diversas cidades — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O município de Satuba decidiu nesta terça-feira (31) cancelar as festas de São João que estavam previstas para começar no sábado (4), por causa dos prejuízos causados pelas chuvas em todo o estado. Com isso, subiu para 10 o número de prefeituras que tomaram decisões semelhantes (veja mais abaixo quais são).

O temporal que cai em Alagoas há uma semana já deixou quatro mortos e mais de 18 mil pessoas ‘desabrigadas e desalojadas.

Prefeituras que já cancelaram as festas de São João

  1. Santa Luzia do Norte
  2. Roteiro
  3. Feliz Deserto
  4. Jequiá da Praia
  5. São Miguel dos Campos
  6. Arapiraca
  7. Rio Largo
  8. Marechal Deodoro
  9. Barra de Santo Antônio
  10. Satuba

De acordo com a assessoria da prefeitura de Satuba, o município não tem pessoas desabrigadas ou desalojadas. A decisão foi tomada com base em uma recomendação do Ministério Público do Estado (MP-AL), relatórios da Defesa Civil e a previsão de continuidade das chuvas no estado.

“Decidimos, com o coração partido, cancelar todos os festejos juninos em nosso município. Informo ainda que os recursos que seriam destinados às festividades serão convertidos em ajudas humanitárias”, afirmou em vídeo o prefeito Júnior Tuté.

A prefeitura de Marechal Deodoro e a prefeitura da Barra de Santo Antônio anunciaram na segunda (30) o cancelamento das festas juninas na cidade. Em Marechal, os shows estavam programados para os dias 2, 3 e 4 de junho.

“Iríamos realizar o Arraiá da Primeira Capitá com grandes bandas, favorecendo os músicos da terra, mas devido à situação emergencial que estamos passando, a Prefeitura decidiu cancelar os festejos juninos e deixar para realizar em um momento mais propício. Além das famílias que estão desalojadas, temos ruas alagadas, barreiras deslizando e e tudo isso nos preocupa”, explicou o prefeito de Marechal Deodoro, Cacau (MDB).

Já a prefeita da Barra de Santo Antônio, Lívia Carla (PTB) disse que todos os recursos que seriam utilizados nos festejos serão destinados às pessoas afetadas pelo temporal. “Queremos através desse cancelamento ter mais recursos para ajudar as famílias afetadas por essas fortes chuvas”, disse.

O grande volume de chuva dos últimos dias tem causado alagamentos e inundações em diversos municípios do estado. Diante dos estragos, o governo de Alagoas decidiu adiar o início da programação de São João, que começaria nesta quarta (1). Agora, o início da programação será na sexta-feira (4). O MP-AL recomendou que Maceió também cancele os festejos juninos.

Por g1 AL