https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Proposta oferece 15% a servidores efetivos da Educação e 10,06% a demais servidores efetivos.

O prefeito Claudio Filho Cacau apresentou, nesta sexta-feira (20), uma proposta de reajuste salarial para os servidores efetivos da Prefeitura de Marechal Deodoro. A proposta apresentada por Cacau é de um aumento de 15% para os servidores efetivos da Educação e de 10,06% para os demais servidores efetivos do município.

“Na nossa primeira gestão foi muito atingida, primeiro pela cheia e logo depois pela pandemia, o que nos obrigou a investir em infraestrutura. Nós fizemos o que tinha que ser feito, demos conforto para que os funcionários pudessem trabalhar e para que a população pudesse ser atendida, mas agora temos que cuidar do povo dos nossos funcionários”, disse Cacau.

O prefeito esclareceu que, após análise da gestão e de calcular o impacto financeiro do reajuste nos cofres públicos, foi possível chegar ao aumento de 10,06% para os servidores efetivos. “Com esse reajuste chegamos próximo ao limite de 54% para pagamento de folha salarial, ou seja, dentro do que permite a lei”, esclareceu.

O percentual de 10,06% foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que calcula a inflação. O reajuste será repassado com data base referente ao mês de maio e será pago em duas vezes de 5,03%. A primeira parcela será paga em junho, onde os servidores receberão o referente ao retroativo ao mês de maio e a parcela relacionada ao mês de junho. Já em julho os servidores receberão o recurso referente a segunda parcela do aumento de 5,03%. A partir de agosto todos os servidores efetivos de Marechal Deodoro passam a receber 10,06% incorporados ao salário.

Cacau explicou ainda o que possibilita o reajuste diferenciado para os servidores d.a Educação. “Para os servidores da Educação, há o recurso federal do Fundeb, que vem destinado a esse fim. Por isso, decidimos aplicar o recurso no salário do servidor o que possibilita um aumento de 15% para a categoria”, esclareceu.

O reajuste para os servidores da educação também será implementado a partir do mês de junho, com o pagamento ao valor referente ao retroativo ao mês de maio e a mês em vigência. “Estaremos sempre ouvindo as categorias, discutindo melhorias para para todos, respeitando as leis de responsabilidade fiscal e, acima de tudo, ao lado dos servidores”, concluiu Cacau.

O projeto com a proposta de reajuste agora segue para apreciação da Câmara de Vereadores de Marechal Deodoro.

Fonte: PMMD