https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Levantamento aponta que no estado são 8.017 pessoas desalojadas; já o número de desabrigados chega a 2.102.

Chuvas provocam alagamentos em diversos bairros de Maceió

Já chega a mais de 10 mil o número de alagoanos afetados pelas chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias. Os dados estão no boletim divulgado, neste domingo (29), pela Defesa Civil de Alagoas. Nas últimas 24 horas o número saltou de 6.953 para 10.119. O levantamento aponta que no estado são 8.017 pessoas desalojadas; já o número de desabrigados chega a 2.102.

A situação mais grave ainda é no município de São Miguel dos Campos com 3.829 desabrigados e desalojados, com o registro de um óbito, de Alan Aldaci da Silva, de 31 anos. Ele estava desaparecido depois de ser arrastado pela forte correnteza do Rio São Miguel; o corpo foi encontrado por populares, neste sábado (28). Ele estava desaparecido desde a quarta-feira (25) quando decidiu encarar o alagamento para resgatar os pais, animais e objetos da família. No retorno, foi arrastado. Os parentes escaparam.

Ainda conforme o relatório da Defesa Civil de Alagoas, o município de Rio Largo é o segundo que mais registra vítimas das chuvas que afetaram o estado desde a última quarta-feira (25). Ao todo, 3.504 pessoas estão desabrigadas e desalojadas na cidade.

Em Maceió, capital alagoana, esse número chega a 574 casos. Em Coruripe, são 574 pessoas, seguido de Feliz Deserto, com 388, e Jequiá da Praia, com 198 desabrigados e desalojados.

Em todo o Estado as chuvas deixaram desabrigados e desalojados em 33 municípios. O monitoramento hidrometerológico da Sala de Alerta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informa que os níveis dos rios Mundaú e Paraíba permanecem elevados, impactando nas lagoas Mundaú e Manguaba, mantendo os riscos de transbordamento

Neste momento, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa civil Nacional opera em alerta máximo (vermelho) e já mobilizou e enviou duas equipes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) para a cidade de Maceió (AL).

Nesta sexta-feira, o coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa civil Nacional , Tiago Molina Schnorr, destacou que as medidas de prevenção que devem ser tomadas pela população das regiões castigadas pelas fortes chuvas com o objetivo de minimizar os danos.

“São recomendadas diversas ações para proteger a população. A primeira é ficar bastante atento para as informações publicadas pelos órgãos oficiais, principalmente os locais. Além disso, é preciso ter cuidado com as notícias não oficiais, que nem sempre estão corretas e podem trazer risco adicional”, destaca Schnorr.

gazetaweb