https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

São 4 avisos de chuva, dois na cor vermelha e outros dois na cor laranja. Já passa de 10 mil o número de pessoas afetadas no estado.

Novo alerta de chuva do Inmet para Alagoas tem validade até terça-feira — Foto: Reprodução/Inmet

Sob temporal desde a última semana, diversos municípios de Alagoas tiveram alertas de chuvas renovado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (30). São dois avisos de perigo (cor laranja) e outros dois de grande perigo (cor vermelha), válidos até terça (31).

Para a região Norte, parte do Agreste e do Sertão do estado, o Inmet alerta para possibilidade de chuva entre 30 mm/h a 60 mm/h ou 50 mm/dia a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Já no litoral e na região do Baixo São Francisco, a previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Dicas de segurança

  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
  • Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos
  • Em caso de situação de grande perigo confirmada, procure abrigo, evite permanecer ao ar livre
  • Evite enfrentar o mau tempo
  • Observe alteração nas encostas
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O forte temporal que atinge a região Nordeste desde a última semana vem causando estragos em todo o estado. 33 municípios decretaram situação de emergência. Até o último domingo (29), a Defesa Civil Estadial contabilizava 10.119 pessoas desabrigadas e desalojadas.

Em São Miguel dos Campos, cidade com maior número de pessoas afetadas, o Rio São Miguel transbordou e inundou casas e ruas. Uma pessoa morreu afogada. O município tem 552 pessoas desabrigadas e 3.276 desalojadas.

 g1 AL