https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Morreu na madrugada desta sexta, 22, o rabequista, acordeonista e compositor Nelson dos Santos, conhecido como Nelson da Rabeca, aos 81 anos. Natural de Joaquim Gomes, mas radicado em Marechal Deodoro, seu Nelson é um ícone da cultura alagoana.

O artista deu entrada nesta quinta (21) no Hospital Geral do Estado devido a problemas circulatórios e dores no corpo. De acordo com o HGE, o artista morreu em decorrência de um quadro infeccioso grave.

Mesmo sem nunca ter frequentado a escola, o artista aprendeu a tocar rabeca depois de ver um violino em um programa de TV e decidir construir o seu próprio instrumento. A partir da década de 70, construiu inúmeros instrumentos com madeira de jaqueira, sua matéria-prima preferida.

Gravou seu primeiro CD em 1994, foi tema de livros, deu entrevistas em programas de rede nacional e ganhou notoriedade fora do país. Com mais de seis mil rabecas construídas e quatro álbuns na bagagem, sendo o último lançado em 2018 com o músico suíço Thomas Rohrer, Nelson da Rabeca conta em seus shows e em seus discos com a participação da sua esposa, Dona Benedita, nos vocais. 

AL24HS