https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A falta de glóbulos vermelhos é diagnostica por exames de sangue, mas alguns sintomas servem como alerta para o problema


Anemia: o que causa essa doença

A anemia é o nome genérico do estado de saúde no qual se observa deficiência na concentração de hemoglobina no sangue ou na produção das hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos.

O cansaço excessivo é o principal sintoma da anemia e ocorre justamente porque as hemácias não estão conseguindo transportar oxigênio para nutrir todas as células do organismo. No entanto, nem sempre o indivíduo consegue associar a fadiga constante ao problema.

“A queixa mais comum que os médicos veem é a fadiga, mas muitas coisas podem causar fadiga”, explicou o hematologista Aaron Goodman, em entrevista ao portal Insider. “A anemia é muito subdiagnosticada e, quando damos ferro a pacientes com deficiência, eles se sentem muito melhor”, completou.

Além da fadiga, outros 5 sintomas são característicos da anemia. Veja quais:

1. Pele pálida: a falta de glóbulos vermelhos pode aparecer na pele, principalmente se a causa da anemia for a deficiência de ferro.

A palidez será mais pronunciada na conjuntiva, tecido que reveste os olhos.

2. Vontade de chupar gelo: ainda não há explicação para isso, mas pessoas com anemia podem querer ingerir coisas fora do padrão.

O mais comum é o desejo de chupar gelo, mas há quem também busque comer sujeira quando está com a condição.

3. Mudanças nas unhas: em caso de anemia, é possível que as unhas se tornem mais quebradiças ou apresentem uma depressão côncava no meio das unhas

4. Feridas na boca: rachaduras ou feridas ao redor da boca podem estar relacionadas à anemia por deficiência de vitamina B12. A anemia por deficiência de ferro também pode causar feridas na boca.

5. Língua de anemia: em estágios mais avançados de deficiência de nutrientes, as pessoas podem desenvolver uma língua inchada, vermelha e lisa. Por ter textura e aparência específicas, a mudança é chamada de língua de anemia, mas ocorre de maneira bastante rara.

O diagnóstico de anemia é feito por exame de sangue. A falta de ferro é a causa mais comum e costuma ocorrer devido à alimentação ou em consequência de sangramentos excessivos. A anemia também pode ser consequência da menor quantidade de vitamina B12 no organismo, ter origem autoimune ou genética.

metropoles