https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Autoridades falam em 35 mortes após ataque a uma base ucraniana perto de Lviv. O local fica a 25 km da Polônia

Os russos iniciaram o 18º dia de guerra na Ucrânia com ataques aéreos ao Centro Internacional de Manutenção da Paz e Segurança (IPSC). A base militar no distrito de Yavoriv, a ​​cerca de 50 km a sudoeste de Lviv e cerca de 25 km da fronteira com a Polônia, foi alvo das tropas russas pouco antes das 6h de domingo (horário ucraniano). As autoridades já falam em 35 pessoas mortas no local.

O ataque teria sido feito com oito mísseis e foi confirmado pelo ministro da Defesa da Ucrânia, Oleskii Resnikov.

Maksym Kozytskyy, governador da região de Lviv, afirmou que nove pessoas acabaram mortas durante o ataque. Mas jornalistas no local, como Luke Harding, do inglês The Guardian, apontam mais baixas. Segundo funcionários do escritório de emergência do local falam em 20 mortes e 57 feridos. Por volta das 9h (horário de Brasília), Kozytskyy confirmou 35 mortos e 134 feridos.

Duas grandes explosões foram vistas na base de Yavoriv e chegaram a ser ouvidas em Lviv, que fica a mais de 30 km dali. Pelo menos 13 ambulâncias foram deslocadas para a cidade.

No sábado

As notícias de sábado (12/3) mostraram que as forças russas se encontram cada vez mais perto do centro de Kiev. Segundo o último relatório do escritório de inteligência do Ministério da Defesa do Reino Unido, os invasores estão avançando rapidamente e, no momento, grupos terrestres estão a 25 km do centro da cidade.

Desde a manhã deste sábado (12/3), as sirenes de ataque aéreo tocavam em Kiev. Durante o dia, dois depósitos de petróleo próximos de Kiev ficaram em chamas após serem alvo de ataques russos. Um deles se encontra em Vasylkiv, a apenas 36 km da capital ucraniana. O outro ficava na vila de Kryachky.

O objetivo principal dos miliares russos, segundo o jornal Kyiv Independent, era uma grande base aérea em Vasylkiv. O local também foi destruído. Houve, da mesma forma, relatos de um incêndio em um armazém de alimentos congelados na vila de Kvitneve. Os ucranianos afirmam que, até agora, não houve nenhuma vítima.

metropole