https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Solenidade contou com a participação do prefeito Cacau e do secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, filhos do homenageado

Foi inaugurada nesta sexta-feira (25), no bairro de Chã da Jaqueira, em Maceió, a sétima Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Alagoas. A unidade de saúde do tipo III foi batizada em homenagem ao Dr. Cláudio da Costa, médico e vereador por Marechal Deodoro, tendo presidido a União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) de 2005 a 2009.

Participaram da cerimônia de inauguração o Governador do Estado, Renan Filho, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres e o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, filhos do homenageado.

Em seu discurso, o prefeito Cacau reverenciou a história de seu pai. “Todos os dias me lembro de suas palavras, quando me levanto para desempenhar minha função pública. Ele me dizia que fazer política não é para se autocompletar, e sim para completar a vida de quem mais precisa. Tenho honrado esse legado”, declara Cacau.

À semelhança do pai, o secretário de Saúde Alexandre Ayres é atuante no cuidado ao povo alagoano, desempenhando uma gestão reconhecida nacionalmente no enfrentamento à pandemia. Com emoção, ele falou do orgulho e da satisfação que o momento lhe presenteou.

“Se meu pai ainda estivesse aqui, ele gostaria que falasse da minha satisfação do trabalho feito na saúde e também do orgulho pelo pai que tive. Essa gestão ficará marcada pelo foco na humanização e valorização do trabalho do servidor, sendo revolucionária na história de Alagoas”, assegura o secretário.

O Governador Renan Filho, falou do seu orgulho em entregar uma UPA com o nome de uma personalidade tão importante na história do Estado. O equipamento faz parte de uma série de conquistas históricas na Saúde de Alagoas.

“Todos sabemos o que significa ter um atendimento de urgência, e em especial perto de casa. Nossa meta e prioridade é essa, salvar vidas e levar saúde aos alagoanos, antes a capital não tinha uma unidade deste tipo em funcionamento. E agora, o estado tem o maior conjunto de investimento em UPAs em uma capital”, afirma Renan.

A vida e o legado de Cláudio Ayres da Costa

Cláudio Ayres da Costa era natural de Capela, mas foi em Marechal Deodoro que tornou-se uma grande personalidade alagoana. Com quatros filhos e oito netos, o médico deixou um legado que tem sido inspiração para sua descendência. Ele faleceu em abril do ano passado, aos 71 anos.

Além de médico urologista, ele também atuou na vida pública e foi vereador de Marechal Deodoro, cidade que é atualmente administrada pelo filho, Cláudio Filho Cacau. Ele ainda exerceu o cargo de presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) entre os anos de 2005 e 2009, e foi parceiro voluntário de várias ações de Saúde promovidas pelo Estado ao longo dos anos de serviço do médico.

PMMD