https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Pílula antiviral é indicada para o tratamento imediato de pacientes adultos com quadro leve a moderado da Covid

O Canadá aprovou, na segunda-feira (17/1), o uso da pílula antiviral da Pfizer para o tratamento de casos leves a moderados de adultos com Covid-19.

O medicamento oral, chamado Paxlovid, tem 89% de eficácia na prevenção de hospitalizações e mortes em pacientes de alto risco para a infecção do novo coronavírus, segundo um estudo clínico realizado pela farmacêutica, com 2.246 voluntários.

Ele deve ser tomado por cinco dias, logo após os primeiros sintomas da doença a fim de bloquear a replicação do vírus Sars-CoV-2 – causador da Covid-19 – e impedir que os pacientes evoluam para quadros graves.

O Canadá tenta solucionar o aumento do número de casos diários da infecção e hospitalizações após a entrada da variante Ômicron no país.

“[Esta aprovação] é particularmente importante, pois o acesso a tratamentos fáceis de usar pode ajudar a reduzir a gravidade da Covid-19 em adultos que se infectam recentemente”, disse a chefe de saúde pública do país, Theresa Tam, à imprensa.

Escassez de suprimentos

O primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou a compra de um lote do medicamento com pílulas suficientes para tratar 1 milhão de pessoas. No entanto, a escassez de suprimentos deve prejudicar a entrega do medicamento.

Segundo Trudeau, o país recebeu 30.400 caixas do remédio e outras 120 mil são esperadas até o fim de março.

 

Com informações da agência Reuters