https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Alimentos ricos em fibras, ômega-3 e antioxidantes ajudam a combater o colesterol. No entanto, tratamento deve ser orientado por médico

Não é segredo para ninguém que o colesterol ruim elevado traz grandes riscos à saúde. A condição nem sempre apresenta sintomas, e muitas vezes só é identificada quando surgem danos que comprometem o funcionamento do organismo. Contudo, existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a diminuir o colesterol ruim, o LDL, e podem servir de complemento ao tratamento indicado pelo médico.

Alimentos ricos em fibras, ômega-3 e antioxidantes ajudam a combater a circulação do colesterol ruim no sangue e aumentam os níveis do colesterol bom, o HDL. Outra recomendação é evitar o consumo de alimentos industrializados, ricos em gordura e açúcar e praticar atividades físicas de forma regular.

Hábitos de visa saudáveis são essenciais para manter o colesterol sob controle e, sendo assim, a alimentação exerce papel fundamental. No entanto, a prevenção do problema, seu diagnóstico e tratamento devem ser acompanhados pelo seu médico de confiança.

1. Vitamina de goiaba com aveia

A vitamina de goiaba com aveia é um excelente remédio caseiro para ajudar a diminuir o colesterol. O indicado é tomar pelo menos 3 vezes por semana um copo de vitamina de goiaba com aveia. O preparo é rico em antioxidantes e fibras, que absorvem a gordura proveniente da alimentação, diminuindo assim a quantidade de colesterol que vai para o sangue.

Ingredientes

  • 125g de iogurte natural;
  • 2 goiabas vermelhas;
  • 1 colher de sopa de aveia.

Modo de preparo

Bater os ingredientes no liquidificador, adoçar à gosto e beber a vitamina de goiaba, pelo menos, três vezes por semana.

2. Suco de tomate

O tomate é rico em licopeno, substância natural que diminui o colesterol ruim, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas.

Ingredientes

  • 3 tomates;
  • 150 ml de água;
  • 1 pitada de sal e outra de pimenta preta;
  • 1 folha de louro ou manjericão.

Modo de preparo

Bater muito bem todos os ingredientes no liquidificador e tomar em seguida. Este suco de tomate também pode ser tomado gelado.

Aconselha-se o consumo de cerca de 3 a 4 unidades de tomate por dia, para que a necessidade diária de licopeno, que é de cerca de 35 mg/dia, seja suprida.

3. Suco de laranja com berinjela

Este suco ajuda a baixar o colesterol alto e também colabora para o processo de emagrecimento devido à diminuição do estresse oxidativo que ocorre nas células.

Ingredientes:

  • 2 laranjas;
  • suco de meio limão;
  • 1 berinjela.

Modo de preparo:

Para preparar o suco de berinjela basta colocar 1 berinjela com casca no liquidificador e bater com o suco de 2 laranjas, acrescentando um pouco de água e meio limão. Depois, adoçar à gosto, coar e beber.

4. Chá vermelho

Os benefícios do chá vermelho para o colesterol se devem à presença de antioxidantes que ajudam a diminuir a quantidade de colesterol ruim, evitando o entupimento das veias e artérias.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres de chá vermelho.

Modo de preparo

Ferva 1 litro de água e adicione 2 colheres de chá vermelho abafando por 10 minutos. Coar e beber 3 xícaras diariamente.

Dicas para controlar o colesterol

Bons hábitos alimentares em conjunto com a prática regular de exercícios físicos são capazes de manter as taxas de colesterol bom e ruim em equilíbrio, afastando os riscos de infarto e derrame cerebral, além de outras doenças como a trombose. Desta forma, os 5 passos para controlar o colesterol incluem:

  1. Praticar 1h de exercício físico 3 vezes por semana, como natação, caminhada rápida, corrida, esteira, bicicleta ou hidroginástica. Isso ajuda a diminuir o colesterol mau e a aumentar o colesterol bom, além de colaborar com a circulação sanguínea, evitando o depósito de gorduras nas artérias;
  2. Beber cerca de 3 xícaras do chá de erva-mate por dia: possui propriedade antioxidante, diminuindo o colesterol ruim, além de impedir a absorção do colesterol no intestino delgado;
  3. Aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3, como salmão, noz, pescada, atum ou sementes de chia: o ômega 3 ajuda a diminuir o colesterol ruim e a prevenir o entupimento dos vasos sanguíneos;
  4. Evitar o consumo de alimentos gordurosos ou açucarados: como biscoitos, bacon, óleo, bolachas, sorvetes, pizza, alimentos industrializados, margarina e frituras por exemplo, pois aumentam o colesterol ruim no sangue e aceleram a formação de placas de gordura e o entupimento das veias;
  5. Beber o suco de uva roxa em jejum: a uva possui resveratrol, que é um antioxidante e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue.

Além destes passos para controlar o colesterol, é importante seguir diariamente as orientações prescritos pelo médico para que os níveis de colesterol no sangue não fiquem desregulados. Os remédios caseiros servem apenas para complementar o tratamento.


metropoles