https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Lira foi taxativo sobre um eventual risco ao teto de gastos: “Não tem absolutamente nada fora do teto. Nenhum pagamento será fora do teto”

O presidente da Câmara dos DeputadosArthur Lira (PP-AL), afirmou, nesta quarta-feira (3/11), que não tem “compromisso com o resultado” da votação da PEC dos Precatórios no plenário da Casa. O texto está pautado para ser votado ainda nesta noite.

“Não tenho compromisso com o resultado, tenho compromisso em defender uma pauta que só traz benefícios”, ressaltou o deputado.

Lira defendeu que o texto votado pelos deputados parte de acordo com opositores à matéria e com a base aliada do governo federal, um dos maiores interessados no avanço da proposta. Governadores e professores também foram ouvidos e tiveram sugestões acatadas pelo relator Hugo Motta (Republicanos-PB), segundo o deputado.

“O texto vai vir numa aglutinação global envolvendo todos os acordos que foram feitos neste dia, embora muitos não estivessem ratificados publicamente. Conversamos com base e oposição, governadores, pegamos relatórios da Economia e daqui a pouco estaremos votando a PEC com todos os acordos”, reforçou o deputado.

Bom senso

O parlamentar rechaça a possibilidade de adiamento para apreciação da PEC e assegura que a votação ocorrerá ainda nesta noite. Mais uma vez, Lira cobrou “bom senso” dos deputados, em especial dos contrários à matéria e daqueles que defendem que a medida tem caráter eleitoreiro.

A eleição de 2022 não pode pautar uma discussão em que 20 milhões de brasileiros, hoje, passam fome e estão abaixo da linha da pobreza”, disse.

Segundo o deputado, o texto a ser apreciado trará um auxílio temporário, o parcelamento de todos os débitos previdenciários, um ajuste no formato de cálculo do teto de gastos e uma folga para permitir que as despesas não extrapolem o limite estabelecido no orçamento para o próximo ano.

“Nada fora do teto”

Lira foi taxativo sobre um eventual risco ao teto: “Não tem nada absolutamente fora do teto”. “Nenhum pagamento será fora do teto”, completou. O parlamentar chamou de “mentirosa” a “versão de que se usará dinheiro para furar teto e fazer farra”.

Questionado sobre seu otimismo quanto à aprovação da PEC, Lira disse trabalhar pela aprovação. Ele negou, ainda, que haja um “plano B”, caso a matéria não seja aprovada nesta noite.

metropoles