https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Agentes da PF fazem buscas em um endereço no DF e em sete localidades em São Paulo

Ex-diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que atuaram entre os anos de 2015 e 2018, e um escritório de advocacia de São Paulo são investigados no âmbito da Operação Rarus, deflagrada na manhã desta terça-feira (30/11) pela Polícia Federal. Conforme a coluna revelou, investigadores apuram fraudes que envolvem a entrega de medicamentos de alto custo adquiridos com dinheiro público para pessoas portadoras de doenças raras por meio de ações judiciais.

No total, são cumpridos oito mandados de busca em São Paulo e no Distrito Federal, expedidos pela 12ª Vara Federal Criminal de Brasília.

As investigações, que contaram com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), apontam que, entre os anos de 2015 e 2018, as ações judiciais eram patrocinadas por uma indústria farmacêutica que se valia da associação de pacientes para induzir médicos a prescreverem produtos. A coluna apurou que a associação é o Instituto Vidas Raras, localizado em São Paulo.

Os investigadores apuram também a existência de pacientes que sequer possuíam a indicação médica para o uso de tais medicamentos e se há envolvimento de dirigentes da Anvisa em atos de corrupção.

Inicialmente, a coluna divulgou, com base em informações preliminares, que policiais faziam buscas na sede da Agência, em Brasília, e sete endereços ligados ao esquema, em São Paulo. Entretanto, às 10h20, a informação foi retificada. Os agentes não foram até a agência na capital federal.

Em nota encaminhada ao Metrópoles por volta das 9h46, a Anvisa informou que nenhum dos cinco atuais diretores da Agência — Antonio Barra Torres, Meiruze de Souza Freitas, Rômison Rodrigues Mota, Cristiane Rose Jourdan Gomes e Alex Machado Campos — receberam qualquer tipo de contato ou interpelação da Polícia Federal. E ainda que a sede do órgão em Brasília não foi alvo de buscas.

As empresas investigadas são a Shire Farmacêutica Brasil Ltda., adquirida recentemente por uma gigante japonesa, a Aegerion Brasil Comércio e Importação de Medicamentos Ltda. e a Biomarin Brasil Farmacêutica.

Metrópoles