https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Materiais foram encontrados em praias do município de Coruripe, no Litoral Sul; fardos voltaram a aparecer no mês passado

Mais 16 fardos de látex apareceram no litoral alagoano neste fim de semana. O material foi encontrado em praias da cidade de Coruripe, no Litoral Sul do estado. Segundo a prefeitura da cidade, doze fardos foram localizados na Praia da Pituba e quatro na Praia da Lagoa do Pau.

A prefeitura informou que o material foi recolhido nesta segunda-feira (16), supervisionado por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, e será encaminhado para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Pilar.

Desde o mês passado que os fardos voltaram a aparecer no litoral alagoano. Eles surgiram pela primeira vez em 2018. Os fardos eram de um navio nazista, que naufragou no litoral nordestino em 1944, segundo estudo. Agora, pesquisadores acreditam que os mais recentes aparecimentos são de fardos que ficaram na areia, não foram recolhidos e a maré os desenterrou.

Em março de 2019, pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), enquanto descobriam a origem das manchas de óleo nas praias do Nordeste, informaram que as caixas de borracha pertenciam a um navio alemão, que naufragou no litoral nordestino em 1944. A embarcação está situada a 1.000 km do estado de Pernambuco e a mais de 5.400 metros de profundidade.

“Em um dos fardos, consta como sendo fabricado na Indochina Francesa, que correspondia aos países de Laos, Camboja e Vietnã, durante a Segunda Guerra Mundial. As colônias foram dominadas pelos japoneses, aliados da Alemanha. O material era usado para fabricação de roupas, pneus e isolantes”, relata o coordenador de Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) Ricardo Cézar

De acordo com relatório divulgado pelo Instituto Biota, após a análise prévia e coleta de informações pertinentes, o material examinado foi identificado como sendo a apresentação comercial do produto látex, em sua denominação “Ribbed Smoke Sheets” (RSS), matéria-prima utilizada na indústria da borracha, especialmente na produção de pneus, preservativos, luvas de proteção e outras aplicações.

Apesar de ser classificado como produto inerte, não solúvel em água, o mesmo pode carregar metais e outros compostos para o solo e águas, uma vez que no seu processo de cura são utilizados enxofre, zinco, óleos e outros compostos. No caso em tela, a presença em ambiente marinho é um fator de risco, podendo fragmentos do material serem ingeridos por espécies como tartarugas e tubarões.

gazetaweb