https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A Prefeitura de Maceió intensifica a convocação para sensibilizar a população a completar a imunização, tomando a segunda dose das vacinas contra a Covid-19. A última atualização semanal da Diretoria de Vigilância em Saúde informa que, até o último domingo (22), 28.535 pessoas estavam com a conclusão da imunização atrasada, o que representa 10% de faltosos em relação ao número de pessoas que já completaram o prazo para concluir a vacinação e não compareceram.

Do total de pessoas que não completaram a imunização na data marcada para retorno no cartão de vacinação, 4.435 não concluíram com a vacina Coronavac, 15.810 não compareceram para tomar a segunda dose da Astrazeneca e 8.290 deixaram de ir aos pontos para tomar a segunda dose do imunizante da Pfizer.

Para reverter a situação, elevando o percentual da população imunizada com as duas doses da vacina, a Prefeitura iniciou, nesta quarta-feira (25), a discussão de propostas com representantes dos setores de serviços para garantir a segurança sanitária da população frequentadora de espaços de maior circulação de pessoas.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19 (GGI Covid), Claydson Moura, ressalta que as medidas propostas levam em consideração os riscos de circulação das novas variantes do coronavírus, que ameaçam a retomada dos negócios.

“As pessoas devem procurar concluir a vacinação o mais rápido possível. Tomar a segunda dose é fundamental para a contenção das novas variantes, que estão se espalhando pelo país. É importante se vacinar para evitar um novo fechamento da orla, mercados, praias, shoppings, bares e restaurantes. Cada um de nós tem uma responsabilidade imensa, nesse momento, com a preservação da vida, da economia e dos empregos”, alerta Claydson Moura.

A análise é feita pela plataforma de dados abertos da vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (base de dados 22/08/2021) e considera apenas o município de aplicação Maceió. Ou seja, parte destes usuários pode ter recebido a segunda dose em outras localidades.

De qualquer modo, a Prefeitura chama a atenção para a necessidade de completar a vacinação. A Prefeitura está organizada, com estrutura disponível para a garantia da imunidade da população, que deve colaborar consultando a data marcada no cartão de vacinação e buscando os pontos de vacinação para tomar a segunda dose. Todos os pontos fixos dispõem das vacinas Astrazeneca e Pfizer, e a Coronavac está disponível no Shopping Pátio”, reforça o coordenador.

Secom Maceió